Filme lança olhar sobre reisado de caretas de couro praticado em Senador Pompeu

Dirigido por Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, “Máscaras de Reis” está disponível no YouTube; trabalho descortina uma longeva e rica manifestação cultural cearense por meio do projeto “Bestiário Nordestino”

Escrito por
Diego Barbosa diego.barbosa@svm.com.br
Legenda: A obra busca registrar o Reisado do Sítio São Joaquim, criado pelo Mestre João André
Foto: Divulgação

Um passeio pelo Brasil profundo, nação escondida num sítio onde uma manifestação acontece no terreiro do imaginário. É a partir dessa premissa que “Máscaras de Reis” ganha projeção aos olhos da audiência, mergulhando em uma longeva e rica tradição cultural cearense: os reisados de caretas, que se utilizam do couro em sua feitura. 

O curta-metragem, dirigido pelos artistas visuais e curadores Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, foi lançado na última quarta-feira (10) e está disponível no YouTube. A obra busca registrar o Reisado do Sítio São Joaquim, criado pelo Mestre João André e localizado em Senador Pompeu, município do interior do Ceará.

Na tela, a travessia acontece por meio de três personagens: Mestre João André, Zé Demar e Aurileide da Silva, diferentes gerações que participam do Reisado. É enfocando nesse trio que o trabalho adentra no universo tanto da própria brincadeira e seus entremeios, como da relação de cada um com a manifestação.

“O curta lança um olhar sobre as histórias que perpassam essa tradição, bem como a respeito das dificuldades de sua manutenção”, explica Marquinhos Abu.

Com pouco mais de 14 minutos, a iniciativa é apoiada pela Secretaria Estadual de Cultura do Ceará, aprovada na Lei Aldir Blanc. Além disso, integra o projeto “Bestiário Nordestino” cujo objetivo é pesquisar, registrar e divulgar aspectos da cultura nordestina que se identificam com o fantástico, o grotesco e o sobrenatural, seja na xilogravura, escultura, cordel, oralidade e também nas máscaras de reisados e folguedos. 

Aprofundamentos

Rafael Limaverde conta que há muito a dupla de diretores pesquisa o tema em questão. Nesse processo, foi de fundamental importância a leitura dos livros “Máscaras - Do Teatro Ritual ao Teatro Brincante” e “Teatro Com Encantamento Bois e Reisados de Caretas”, ambos de autoria do escritor, teatrólogo e folclorista Oswald Barroso.

“Tivemos também o apoio de Fram Paulo, que já acompanha o Reisado de São Joaquim há bastante tempo e pôde nos acompanhar nessa jornada”, detalha Rafael.

Veja também

O artista considera que compartilhar essas manifestações nos faz perceber o quão importante elas são para os agentes dessas obras e/ou espetáculos, assim como para o público que os acessa.

“Fazer esse canal unidos as obras à fruição é uma forma de valorizá-las, divulgá-las e consequentemente salvaguardá-las para que se mantenham vivas e pulsantes em nossa cultura”, sublinha.

Legenda: De acordo com diretor, compartilhar essas manifestações culturais nos faz perceber o quão importante elas são
Foto: Divulgação

Além-Ceará

Por sua vez, Marquinhos Abu afirma que a pesquisa para o documentário tem como parte do resultado uma exposição que já circulou para além do Ceará, estando também em São Paulo e na Paraíba, composta de um livro-catálogo e um filme que ainda está em produção.

“O grande desafio que vejo é o de obter recursos para realizar o projeto, pois nem sempre os editais conseguem dar conta das produções locais”, avalia.

Legenda: De acordo com diretor, compartilhar essas manifestações culturais nos faz perceber o quão importante elas são
Foto: Divulgação

Dentre tantos aprendizados que o mais recente trabalho do “Bestiário Nordestino” trouxe, ficou marcado em Marquinhos, assim como em Limaverde, a urgência do cuidado e preservação dos fazeres e costumes ancestrais.

“Devemos salvaguardar nossos bens imateriais. Há tanto que ser visto no sertão, por exemplo, tantas manifestações culturais que ainda não são amplamente divulgadas”, considera.


Serviço
Curta-metragem “Máscaras de Reis”, dirigido por Rafael Limaverde e Marquinhos Abu
Disponível no canal do projeto Bestiário Nordestino, no YouTube

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026