Exibição especial de Motel Destino em Gramado é marcada pela solidariedade ao povo gaúcho
Produção e elenco apresentaram sessão hors concours na abertura do 52º Festival de Cinema de Gramado
A equipe do longa-metragem cearense “Motel Destino” subiu ao palco do Palácio dos Festivais de Gramado (RS), na sexta-feira (9), para mais uma sessão antes do lançamento oficial nos cinemas brasileiros, marcado para o dia 22 de agosto.
A exibição fora de competição no 52º Festival de Cinema de Gramado foi marcada pela solidariedade ao estado do Rio Grande do Sul, recentemente afetado por enchentes e alagamentos.
Veja também
O diretor Karim Aïnouz não pôde participar da projeção, mas falou ao público por vídeo e manifestou gratidão pela oportunidade de exibir o longa em um momento tão delicado para a região.
“Eu queria dedicar a projeção de hoje ao povo gaúcho, que lutou junto e se uniu para enfrentar uma tragédia tão grande que aconteceu esse ano. Eu fico muito feliz que o Festival está acontecendo, estou honrado pelo filme ter sido convidado, e eu espero que ‘Motel Destino’ seja uma faísca de alegria hoje na vida de vocês”, disse.
Mesmo diante das dificuldades, incluindo o tráfego aéreo conturbado nos aeroportos do estado, a realização do Festival de Cinema de Gramado foi mantida no calendário cultural por ser fundamental para fomentar a arte e o turismo na região.
Há mais de cinco décadas, o evento oferece uma programação ampla de filmes, em sua maioria nacionais, e promove o encontro de artistas de várias partes do país e do mundo, que abrilhantam o famoso tapete vermelho na Rua Coberta.
Os produtores Fabiano Gullane e Janaína Bernardes apresentaram a sessão do thriller erótico ao lado do elenco, composto pelos cearenses Iago Xavier e Nataly Rocha, e por Fábio Assunção, que formam o triângulo amoroso da narrativa.
Em seu discurso, Assunção relembrou de suas outras passagens pelo Festival de Cinema de Gramado e reforçou a importância do evento nesse momento de retomada.
“O Festival também é um espaço de resistência, de força, de resiliência e de guerrilha, sobretudo em momentos de dificuldade, em que o cinema vem sempre muito forte. Esse filme traz um retrato do Brasil porque é a história de um homem do Sudeste, um homem branco, que vai para o Nordeste e conhece uma mulher cearense"
"Tem um aspecto sociológico de todo esse degrau, de todo esse preconceito, um casamento que passa a ser um espaço de abuso e humilhação. Isso existe no Brasil, e o Karim traz para o filme de forma autoral e com muita propriedade”, afirmou.
Além de representar o filme, Assunção aproveitou a passagem pelo tapete vermelho do Palácio dos Festivais para gravar suas mãos em uma placa que será incorporada à Calçada da Fama, que eterniza a passagem de grandes estrelas do audiovisual pela cidade.
A sessão de “Motel Destino” na serra gaúcha foi encerrada com a trilha sonora frenética dos créditos finais, misturada aos aplausos incansáveis da plateia. A programação do Festival de Cinema de Gramado continua até o dia 17 de agosto e ainda receberá nomes como Babu Santana, Dira Paes, Felipe Camargo, Luis Miranda, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Rafa Vitti e Vera Fischer, entre outros.
*Colaboração especial para o Verso do Festival de Gramado