Encontro de improvisação em dança da UFC tem abertura nesta segunda
Realizado pela primeira vez totalmente online, o encontro do projeto Temporal reunirá quatro artistas e pesquisadores conduzindo oficinas, além do encerramento com uma jam session
O projeto "Temporal", encontro de improvisação e composição em tempo real em dança, chega à nona edição e estreia no formato online. Devido às restrições da pandemia do coronavírus, o projeto de extensão dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza uma série de oficinas e encontros virtuais a partir desta segunda (5), até sexta, 9 de outubro.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente, por ordem de chegada, até completar o limite da plataforma virtual. A transmissão vai ocorrer via Google Meet, com streaming no Youtube do Temporal. O link para acesso estará disponível na "bio" do perfil do Instagram @temporaldanca.
A abertura acontecerá com a oficina "Improvisação e Jazz", a partir das 10h, conduzida por Rubéns Lopes. A coordenadora do encontro, Ana Carolina Mundim, também docente do curso de Dança, situa que a experiência online não é totalmente nova para os envolvidos na formação da UFC. Depois que o período de isolamento social começou, o grupo já realizou mais de 20 "lives", abordando temas teóricos e práticos.
"Normalmente o projeto tinha uma ação presencial por mês e um evento, que é esse intensivo. A gente fez essas ações e acabamos fazendo mais do que se fosse presencialmente", pondera Ana. Ela acrescenta que a "única vantagem" em relação ao encontro presencial é facilitar a participação de pessoas de outros estados ou até de fora do País na programação.
"As 23 lives geraram encontros de artistas do País inteiro. Isso criou um coletivo chamado 'Bando', um grupo de estudos em improvisação, que agora se encontra uma vez por semana. Não é o que gostaríamos, e de fato a presença na dança tem uma importância muito grande mas, ainda assim, temos conseguido colher alguns frutos desse momento online", reflete a professora.
Convidados
Ana Carolina Mundim reforça como os artistas convidados para a programação deste ano trabalham com improvisação em dança em perspectivas muito diferentes. Rubéns Lopes e Janaína Bento são ex-estudantes da graduação da UFC. Ivana Motta participará de Brasília (DF). E Hugo Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ), é o único convidado que já participou de uma edição anterior (e presencial) do encontro.
"O projeto prima muito pela convivência. Costumo falar que a dança é um pretexto para reunir pessoas. Pra gente realmente vai ser um desafio fazê-lo online, mas também temos outras perspectivas", vislumbra Ana.
Programação
Segunda (5)
Oficina com Rubéns Lopes: Improvisação e jazz
Horário: 10h às 12h
Terça (6)
Oficina com Hugo Oliveira: House Dance - a improvisação como campo de pesquisa e vadiagem
Horário: 10h às 12h
Quarta (7)
Oficina com Janaína Bento: Desenho e improvisação: o que a imagem te põe a dançar?
Horário: 10h às 12h
Quinta (8)
Oficina com Ivana Motta: Dança Sankofa - trajetórias afroperspectivadas para experiências em improvisação
Horário: 10h às 12h
Sexta (9)
Improvisa no Temporal (Jam session) - Temporal de Improvisos para Virar o Mundo, com Viramundo
Horário: 19h