Em nova fase, Escola de Dança de Paracuru inaugura Centro Cultural

Referência no ensino da dança, instituição abre as portas para outras linguagens artísticas, com a criação de seu novo espaço

Escrito por Antonio Laudenir , laudenir.oliveira@svm.com.br
Mais de 3 mil alunos já passaram pela Escola de Dança de Paracuru.
Legenda: Mais de 3 mil alunos já passaram pela Escola de Dança de Paracuru
Foto: Divulgação

Atualmente, o surgimento de uma casa voltada à educação simboliza esperança. Desde 2003, a Escola de Dança de Paracuru se dedica à formação e desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens, prioritariamente das classes populares. 

Um novo capítulo dessa história passa a ser escrito a partir dessa sexta-feira (6). Com nova estrutura e conceito de planejamento, a Escola passa a atuar como Centro Cultural Companhia de Dança. A cerimônia de inauguração acontece às 20h, com a presença de autoridades, convidados e uma apresentação da Paracuru Cia. de Dança. 

Ao longo de 18 anos, o sonho do professor e coreógrafo Flávio Sampaio propicia a educação de jovens bailarinos cearenses. Mais de 3 mil alunos já passaram pela Escola de Dança de Paracuru. Esse número representa 4,7% da população daquele município. 

Após aporte da Lei Aldir Blanc, Escola pode adquirir equipamentos necessários para se tornar Centro Cultural
Legenda: Após aporte da Lei Aldir Blanc, Escola pode adquirir equipamentos necessários para se tornar Centro Cultural
Foto: Divulgação

“Não se trata apenas de inaugurar um prédio.  Estamos iniciando um novo conceito um conceito de utilização de um prédio que queremos tornar da cidade”, avalia o diretor do Centro Cultural Companhia de Dança, Flávio Sampaio. 

O Centro abriga a Escola de Dança de Paracuru, o Teatro David Linhares (teatro ao ar livre com palco coberto para cerca de 400 espectadores), a Biblioteca Profa. Antônia Xavier (com acervo de livros de dança para leitura e pesquisa), o Espaço Cênico Adriano Araújo (espaço multiuso para 200 pessoas e o Café D. Eliane. 

Território de arte 

Com a reformulação, Paracuru ganha um espaço para apresentações dos artistas da cidade e de outras localidades. Um território voltado à apreciação da arte, cultura e lazer.

Nas conversas com os artistas da cidade, discutimos que gostaríamos de um lugar que fosse habitado principalmente pelos jovens. A cidade precisa de um lugar de cultura à população mais jovem, tão desprotegida. É dar ao jovem o outro olhar do mundo
Flávio Sampaio
Diretor do Centro Cultural Companhia de Dança

A idealização do Centro Cultural Companhia de Dança só foi possível por conta do Prêmio Fomento Cultura e Arte da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), através da Lei Aldir Blanc.  

Localizado no bairro Boca do Poço, em Paracuru, a Escola de Dança já contava palco, biblioteca e salas de ensaio. Com o aporte da Lei Aldir Blanc, o equipamento pode mudar sua configuração e agora passa a atuar como Centro Cultural. 

Desafios

"Com a Aldir Blanc podemos comprar um sistema de iluminação, um sistema de som e equipar com linóleo (pavimento impermeável) esses espaços para melhorar a performance dos artistas. Então, hoje, podemos entregar à cidade um equipamento que é de todos, não é só da dança", pontua o diretor. 

Após aporte da Lei Aldir Blanc, Escola pode adquirir equipamentos necessários para se tornar Centro Cultural
Legenda: Após aporte da Lei Aldir Blanc, Escola pode adquirir equipamentos necessários para se tornar Centro Cultural
Foto: Divulgação

Para Flávio Sampaio, o apoio dos gestores públicos é fundamental para que o Centro Cultural amplie sua contribuição enquanto casa de saber.  

"Precisamos muito da ajuda do poder municipal e estadual para que realmente possamos dar à cidade aquilo que quer e tem vontade porque não é só inaugurar um lugar não é só inaugurar um prédio, é realmente colocá-lo em funcionamento. É o nosso desafio daqui pra frente”, finaliza Flávio Sampaio. 

Serviço: 

Inauguração do Centro Cultural Companhia de Dança. Nessa sexta-feira (6), às 20 h. Endereço: Rua Pedro Barroso Meireles, 175 , Boca do Poço - Paracuru. 

Assuntos Relacionados