Conheça os queijos com menos calorias e indicados por nutricionistas; veja receitas

Ricotta, cottage, minas frescal e muçarela light são os tipos mais indicados para uma dieta saudável. Segundo a nutricionista Raquel Pessoa eles também são ricos em cálcio e proteína

Derivado do leite, o queijo tem grande variedade de sabores, texturas e ainda é considerado como uma excelente fonte de cálcio. Este mineral, vale destacar, é fundamental para a saúde dos dentes e dos ossos, além de possuir alto teor de proteínas. "Esse macronutriente é importantíssimo para o ganho de massa muscular e atua no processo de emagrecimento, já que ele proporciona saciedade", compara a nutricionista estética Raquel Pessoa.

A pirâmide alimentar indica o consumo de três a cinco porções de leite ou derivados por dia, e o queijo é uma excelente opção, já que pode ser utilizado de diversas formas. Mas, para aproveitar ao máximo os benefícios que o alimento oferece, sem prejudicar a saúde, é importante conhecer as alternativas mais saudáveis.

Os queijos brancos e frescos, por exemplo, são os melhores, pois possuem uma lista pequena de ingredientes, bem como baixo teor de gordura e elevada quantidade de proteínas. Já os queijos amarelos apresentam grandes concentrações de gorduras, sódio e alguns até corantes.

GUIA VIDA SAUDÁVEL - LEIA AINDA
. Nutricionista dá dicas de receitas fit fáceis e saborosas: coxinha, panqueca e bolinho
. Açaí: engorda? Faz mal? Confira benefícios e receitas

Tipos

Para compreender melhor sobre os benefícios do queijos brancos, a nutricionista lista quatro tipos: ricotta, minas frescal, cottage e o muçarela. O primeiro apresenta baixo valor calórico (46kcal por porção de 30g) e é riquíssimo em proteína (4,5g/porção), tendo assim uma boa digestibilidade e colaborando no processo de ganho de massa muscular. "A ricotta possui ainda uma boa quantidade de cálcio em sua composição (cerca de 75,9 mg por porção), sendo uma fonte importante", acrescenta Raquel.

Legenda: Ricotta: laticínio ideal para quem busca equilíbrio na alimentação

Por ter textura mais mole, ela pode ser utilizada também na preparação de patês, misturando com ervas (orégano, salsinha) e proteínas (frango, atum), como substituto do creme de leite ou requeijão. Também pode ser utilizado no preparo de doces. Por não ter o sabor salgado acentuado, é bem versátil.

Micronutrientes

Já o queijo minas frescal tem consistência macia, porém firme (não se desmancha ao corte). 30g desse alimento possui cerca de 65kcal, 4,7g de proteína e apresenta 4,8g de gorduras. "É um queijo que deve ter cuidado no armazenamento, já que após alguns minutos fora da geladeira, ele começa a soltar soro", destaca a nutricionista.

Possui cerca de 173,7mg de cálcio a cada porção de 30g, sendo uma fonte poderosíssima desse micronutriente que auxilia na manutenção dos dentes e dos ossos. Por ser um queijo mais firme que os outros frescais, ele é ideal para comer fatiado, junto com torradas e pães integrais.

Vitaminas e minerais

O cottage é um queijo branco, saudável e com baixo teor de calorias 29kcal por porção de 30g. Tem maior quantidade de proteínas, chegando a (3,6g/ por porção), o que ajuda no emagrecimento, promove a saciedade e o processo de alimentação equilibrada e saudável.

Legenda: Cottage pode ser consumido no pão, sopa, panqueca ou omelete

Este tipo de queijo também é uma fonte de vitaminas do complexo B e de minerais, a exemplo do zinco, selênio e potássio. Possui baixíssima concentração de gorduras (1g a cada 30g). De acordo com a especialista, esta é excelente sugestão para ser consumida por quem busca uma alimentação hipolipídica. "Apresenta cerca de 18mg de cálcio a cada 30g, mas ainda assim é uma importante fonte deste micronutriente", destaca a especialista.

O cottage possui sabor suave e textura macia. Não é um queijo de corte. Sua textura o torna excelente para consumir com torradas em forma de patê - amasse e tempere com ervas (como o orégano), ou utilize para dar corpo às preparações de molhos, substituindo o creme de leite.

Light

Preferido na mesa dos brasileiros, os benefícios do queijo muçarela são diversos. Conforme a nutricionista Raquel Pessoa, a versão light apresenta uma redução em média de 32% em calorias e baixo teor de gorduras. A sugestão é muito indicada para quem deseja perder peso ou manter uma dieta mais saudável. "Além disso, o alimento é importantíssimo para o fortalecimento dos ossos. Especialmente na prevenção de câimbras musculares".

Legenda: O fósforo da muçarela ajuda a absorver o cálcio de outros alimentos

A muçarela light tem consistência firme, sendo excelente queijo de corte. Ideal para consumir como petisco junto com outros queijos, no sanduíche, ou para finalizar preparações que precisem gratinar.

1) Receita de Panqueca de Riccota

Ingredientes 
1 colher de (sopa) de farinha de arroz 
1 copo de leite desnatado 
1 colher (sopa) de amido de milho 
2 unidades de ovo 
1 colher (café) de sal 
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de queijo ralado parmesão 

Recheio
250g de ricota 
1 maço de espinafre 
sal, noz-moscada e pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a massa numa vasilha e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Unte uma panela para panquecas ou uma frigideira redonda com pouco azeite. Depeje um pouco da massa no centro da panela e espalhe até cobrir o fundo. Espere fritar e vire. Repita a operação com toda a massa e reserve.

Recheio
Tempere a ricota com sal, noz-moscada e pimenta à gosto. Coloque o espinafre para cozinhar na água e sal, por cinco minutos. Escorra, pique com a faca, e jogue na ricota temperada. Junte um pouco da mistura numa das extremidades da massa e forme os rolinhos da panqueca. Arrume-a em um refratário. Cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno para gratinar.

2) Receita de Queijo cremoso com geleia de pimenta

Ingredientes
200g de cotage
100g de geleia de pimenta
Pães integrais low carb ou grissinis a gosto para acompanhar

Modo de preparo
Desenforme o queijo e coloque-o em prato ou refratário para levar à mesa. Por cima, distribua a geleia de pimenta (se quiser, pode aquecer a geleia). Pode servir.

3) Receita de Patê de queijo minas frescal com salsinha

Ingredientes
300g de queijo minas frescal
3 colheres de (sopa) de azeite de olive extra-virgem
1/2 xícara de salsinha picada
4 colheres de (sopa) de leite desnatado
Sal rosa e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo 
Amasse o queijo minas frescal com um garfo, em seguida leve ao liquidificador com os demais ingredientes e bata até formar uma pasta homogênea. Caso necessário, ajuste o sal e a pimenta. Mantenha na geladeira e 
sirva com torradas integrais.

4) Receita de Omelete de queijo muçarela light

Ingredientes
2 claras
1 gema
1/4 de cebola ralada
1/3 do tomate picado em cubinhos
1 colher de (chá) de orégano
1 fio de azeite de oliva extra-virgem
1 fatia de queijo muçarela light picado
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo 
Em uma tigela coloque as claras, a gema e bata com um garfo. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes, exceto o azeite, e misture com um garfo até ficar homogêneo. Aqueça a frigideira. Ponha o fio de azeite e acrescente a omelete. Tampe e deixe cozinhar por três minutos. Vire a omelete e deixe dourar o outro lado por mais três minutos. Sirva imediatamente.

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?