Cirurgia plástica: conheça os protocolos de rápida recuperação

O cirurgião plástico Dr. Erik Nery fala sobre o aumento na busca por cirurgias e procedimentos estéticos, principalmente no início e no meio do ano

Escrito por Zilda Queiroz , rozilda.queiroz@diariodonordeste.com.br

Seja por exigência ao concorrer uma vaga de emprego ou simplesmente para ficar bem na self. O fato é que a valorização da imagem é uma das principais justificativas do aumento na busca de recursos capazes de melhorar o visual estético de homens e mulheres. 
A sazonalidade existe do fim de novembro até fevereiro e do fim de maio a julho. Segundo o cirurgião plástico Erik Nery, este ano o período é mais longo, considerando que o Carnaval acontece em março. 
Essa janela atemporal possibilita a programação de acordo com a complexidade da cirurgia. A recuperação geralmente varia de 7 a 30 dias. "Portanto, o quanto antes a pessoa se programar, mais tempo ela terá para se recompor". 
As cirurgias de pequeno porte com recuperação até o Carnaval são as mais procuradas. Entre as escolhidas pelo público feminino estão implante mamário, pequena lipoaspiração, otoplastia e a rinoplastia. Todos com recuperação entre 7 a 15 dias.

Não cirúrgicos

No topo da lista estão os procedimentos faciais menos invasivos, a exemplo dos peelings, botox, preenchimentos com ácido hialurônico ou sculptra. Nesses casos, a recuperação é tranquila. "Se surgir hematomas ou equimoses, o sol deve ser evitado. As drenagens, massagens, compressas mornas e de gelo ajudam a eliminar os hematomas.
Outro método em alta, proposto para o rejuvenescimento facial, são os modeladores de colágeno. As substâncias de ácido polilático substituem os fios russos. "A nova tecnologia provoca a formação de colágeno e durabilidade de até 25 meses", revela o cirurgião.

Grande porte

As cirurgias combinadas de mama, abdômen e lipo precisam de um repouso maior, que varia de 21 a 30 dias. Nessa condição, é necessário que a paciente esteja apta do ponto de vista clínico. A avaliação é fundamental e deve ser bem estudada para que os riscos sejam os mínimos possíveis. 
Para realizar uma cirurgia combinada, Dr. Erik recomenda, além, dos exames costumeiros, um planejamento alimentar, controle nutricional e análise psíquica da paciente. Caso a pessoa tenha algum problema psicológico ou ocorra qualquer trauma cirúrgico, pode alavancar estados depressivos. Por isso, o acompanhamento profissional é fundamental. 
A cirurgia não é uma receita de bolo. É uma alfaiataria exclusiva, cada um tem o seu ajuste, necessidades, desejos e intenções. Por isso, todos esses cuidados são necessários para um planejamento adequado, individualizado e para que a cirurgia seja bem executada".

Pós-cirúrgico

Na recuperação é necessário aplicação de drenagens linfáticas e a presença de um enfermeiro para trocar os curativos. Após a retirada dos pontos, evitar exposição solar, sal demasiado para não reter líquido, manter alimentação saudável, incluindo frutas, verduras, legumes e boa hidratação. 
"O pós-operatório requer paciência, pois se submeter a uma cirurgia plástica não é como cortar o cabelo. O procedimento exige um período de recuperação, e esse tempo é fundamental que seja obedecido. O resultado final é longo e depende da resposta do organismo de cada um", alerta Dr. Erik Nery. 

Legenda: A otoplastia, conhecida como cirurgia de orelha, dependendo do grau de abano, pode durar aproximadamente 45 minutos. Após a retirada dos pontos, o uso da faixa de proteção é recomendado 
Foto: Foto: José Leomar

As mulheres ainda são responsáveis por 70% da realização de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Os outros 30% são completados pelos homens. De acordo com o médico, as cirurgias e intervenções estéticas mais procuradas pelo sexo masculino são o implante capilar, pálpebras e rosto.

Assuntos Relacionados