Ator cearense Arilson Lucas estrela remake de 'Dona Beja'; conheça trajetória do artista

Arilson dará vida ao personagem Padre Aranha, amigo e conselheiro da protagonista, interpretada por Grazi Massafera

Escrito por Ana Beatriz Caldas , beatriz.caldas@svm.com.br
Arilson Lucas é ator, jornalista, apresentador e produtor de teatro e TV
Legenda: Arilson Lucas é ator, jornalista, apresentador e produtor de teatro e TV
Foto: Divulgação

Quase 40 anos depois da exibição de “Dona Beja” na extinta TV Manchete, os fãs da icônica novela terão a oportunidade de reencontrar os personagens em um novo formato. O remake homônimo, produzido pela HBO Max, ainda não tem data de estreia, mas já está com gravações em andamento e deve ter 40 capítulos. 

A narrativa é baseada na história real de Ana Jacinta de São José, mineira que desafiou a sociedade conservadora do início do século 19 pela independência, beleza e fama de "sedutora".

Além do trio de protagonistas Grazi Massafera, André Luiz Miranda e David Júnior, o elenco conta com uma personalidade cearense em destaque: o ator Arilson Lucas, que viverá o personagem Padre Aranha, figura fundamental no cotidiano de Dona Beja.

Veja também

A produção é o segundo trabalho de Arilson que, via streaming, chegará a milhares de lares ao redor do mundo. O artista, que é também apresentador, produtor de TV e teatro e jornalista, deu vida ao personagem Simplício em “O Hóspede Americano”, série dirigida por Bruno Barreto, exibida na HBO em 2018 e disponibilizada posteriormente na plataforma de streaming da rede.

Arilson começou a se interessar pelas artes cênicas no fim da década de 90, quando começou a produzir e gravar teleaulas para a TV Ceará. Na época, era aluno do curso de Princípios Básicos do Teatro no Theatro José de Alencar (TJA). Com as participações nas teleaulas, se viu à vontade em frente às câmeras, e curioso para entender como era estar atrás delas.

Pouco depois, por meio de cursos de curta duração do Instituto Dragão do Mar e da passagem pelo curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi aprofundando os conhecimentos em TV. “Fui enveredando por esse caminho de conhecer, inclusive, a parte técnica: contrarregragem, figurino, roteiro. Queria entender o que estava por trás das cenas”, conta.

Se formou jornalista e, interessado em telejornalismo, chegou à TV Diário. Lá, produziu, apresentou e dirigiu programas; era uma forma diferente de se relacionar com o audiovisual, explica “Tudo que é desse meio eu gosto. Na TV, comecei a exercitar essa coisa com a câmera e com o microfone, aí fui para a reportagem. Depois, resolvi deixar a TV e, de fato, desbravar”, lembra. 

Um mundo de novas oportunidades

Gravações do remake de Dona Beja começaram há poucas semanas
Legenda: Gravações do remake de Dona Beja começaram há poucas semanas
Foto: Divulgação

O ano era 2017 e o destino era o Rio de Janeiro, a “capital” da atuação no País. Aos poucos, Arilson foi se firmando na nova morada e conseguindo trabalhos, produzindo espetáculos e o mais importante: conhecendo pessoas. 

“Quando você sai do Ceará, de Fortaleza, você começa do zero. Ninguém te conhece”, afirma, ressaltando o monopólio que o eixo Rio-SP exercia com ainda mais força na época. “Foi aí que conheci Thereza Falcão, uma das autoras de ‘Novo Mundo’, que me indicou para os testes da novela”. Ali surgiu Cauré, seu primeiro personagem global – e um mundo de novas oportunidades. 

Pouco depois, veio “O Hóspede Americano”, um trabalho engrandecido pelo alcance do streaming, explica Arilson. “Quando você tá no streaming, você não tá mais fechado no nicho das TVs abertas. Ele te dá possibilidades, principalmente agora, que não há mais contratações de períodos longos, e sim por obra. Você pode estar em qualquer canal, e há a possibilidade de passar no mundo inteiro. Aumenta o reconhecimento, a valorização”.

A gente pode estar onde quiser. Não existe mais essa coisa do Nordeste separado do Sudeste. Essa visão já mudou bastante, a gente não tá mais separado, distante. A gente está no mesmo lugar, no mesmo patamar
Arilson Lucas, ator

Preparação para Dona Beja

A possibilidade de atuar em um grande projeto trouxe brilho à vida de Arilson, após um período de extremas dificuldades durante a pandemia. “Foi difícil. Imagine você se ver numa crescente, avançando e depois não poder fazer mais nada, dependendo da família para se manter”, lembra o ator.

Antes do primeiro lockdown, ele se preparava para estrear uma adaptação teatral de “Um Estranho no Ninho” em São Paulo – mas todos os planos mudaram e o projeto acabou sendo descontinuado. Nessa época, Arilson retornou para Fortaleza e ia apenas ocasionalmente para o Rio para fazer testes, como ocorreu com Dona Beja.

Quando começava a se preparar para encontrar o elenco e dar início às gravações, Lucas precisou encarar a perda repentina de sua mãe, Iracema, há cerca de um mês. O momento delicado, claro, pediu introspecção e cuidado. 

Ao falar emocionado sobre dona Iracema, em meio às primeiras interações com o elenco e gravações como Padre Aranha, Arilson afirma que se sente fortalecido por saber que, independente de como ou onde estiver, não estará só. E considera que a arte será uma aliada ainda mais forte para tornar os dias difíceis um pouco mais fáceis.

“Quando as mães da gente partem, parece que a gente carrega elas com a gente. Isso te fortifica. As mães querem o melhor para você, e a gente tem nossos sonhos, nossos desejos. A gente tem que se apropriar disso para ser mais forte e verdadeiro”, conclui.

Aposta no elenco

As gravações de Dona Beja devem ir até janeiro ou fevereiro de 2024, e a expectativa é que a telessérie saia nos próximos dois anos. Além de Grazi Massafera, outros ex-globais compõem o elenco. 

“Estou ao lado de pessoas que admirava, como Isabela Garcia, Deborah Evellyn, Tuca Andrada. A HBO apostou muito nesse elenco”, ressalta Arilson Lucas. 

A estreia do projeto deve colocar o Ceará ainda mais em evidência no que diz respeito a grandes nomes da atuação. “Isso engrandece também a gente, porque coloca a gente em outro patamar. Estamos junto com eles, um servindo de escada e âncora para o outro”.

 
 
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados