Anvisa aprova nova vacina contra gripe exclusiva para idosos
Imunizante com quatro vezes mais antígenos aumenta a proteção contra influenza em pessoas a partir de 65 anos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra influenza para idosos com 65 anos ou mais, um dos grupos considerados de maior risco de desenvolver complicações da gripe.
A nova vacina, chamada de Fluzone Sênior, protege contra três tipos de vírus - influenza A H1N1, A H3N2 e influenza tipo B -, conforme recomendação anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), que avalia os vírus de maior circulação.
O produto é fabricado pela empresa Sanofi Pasteur. Segundo a fabricante, testes indicaram eficácia até 24,2% maior em comparação à vacina trivalente aprovada atualmente no Brasil e utilizada nas campanhas públicas de vacinação e em clínicas particulares.
A vacina foi lançada nos Estados Unidos em 2010, e desde então, mais de 67 milhões de idosos já foram protegidos com este novo produto. “O Brasil tem uma população idosa crescente que precisa se proteger contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para influenza, é uma necessidade notada há algum tempo e agora muitos serão beneficiados”, pontua Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur.
Mais vulneráveis
Adultos a partir de 65 anos são, particularmente, mais vulneráveis a complicações associadas ao vírus Influenza, o que significa que a resposta de anticorpos após o recebimento da vacina tradicional contra a gripe nessa população é mais baixa do que em adultos jovens.
A gripe pode estar associada a complicações graves em idosos, como pneumonia, sendo que infecções causadas pelo vírus influenza estão relacionadas a 6 das 10 principais causas de hospitalização nesta população. Para aqueles com doenças crônicas, como diabetes, DPOC, asma ou problemas cardíacos, o risco é ainda maior.