Homem faz transplante de fígado após contrair febre amarela em viagem de trabalho
Trabalhador peruano está sendo acompanhado pelo Ministério da Saúde

Um trabalhador peruano precisou realizar um transplante de fígado após contrair febre amarela. O caso aconteceu em Monte do Carmo, mas ele foi internado em um hospital particular de Brasília, no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O g1 detalhou que o quadro clínico dele é considerado estável.
O paciente, de 35 anos, foi para Tocantins a trabalho. Com o diagnóstico, ele passou a ser acompanhado pelo Ministério da Saúde.
Veja também
Devido ao período sazonal da transmissão da febre amarela, concentrado entre dezembro a maio, as ações de vigilância foram intensificadas.
Com a confirmação do caso em Monte do Carmo, a Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses da SES-TO fará visita técnica ao município, buscando realizar uma investigação in loco.
"Sempre que nós temos um caso [diagnosticado] isso sinaliza que o vírus está circulando naquela região. Então é importante reforçar que a principal ação de prevenção que nós temos é a vacina".
Febre amarela
O Ministério da Saúde confirmou que o total de casos desde julho de 2024 chegou a nove no País, com cinco mortes, todas ocorridas em São Paulo.
Segundo a pasta, os estoques da vacina estão regulares, com envios realizados conforme as solicitações dos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios.
Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 20.882.790 doses da vacina contra a febre amarela e registrou a aplicação de 6.655.319. Em 2025, foram distribuídas 3.201.800 doses e aplicadas 170.336.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias