Malala celebra formatura em Oxford nove anos após ser baleada em protesto

A ativista paquistanesa se formou no curso de Filosofia, Política e Economia

Escrito por Redação ,
Malala celebra formatura em Oxford 9 anos após ser baleada em protesto pela educação de mulheres
Legenda: Em 2014, a jovem ganhou um Prêmio Nobel da Paz pela luta pela educação
Foto: Reprodução/Instagram

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, de 24 anos, usou as redes sociais nessa sexta-feira (26) para compartilhar fotos da colação de grau na faculdade de Filosofia, Política e Economia. As informações são do G1.

Ela ficou mundialmente conhecida aos 15 anos, quando foi baleada pelo Talibã, grupo político extremista, em um protesto pelo ensino das mulheres. Em 2014, a jovem ganhou um Prêmio Nobel da Paz pela luta pela educação.

Malala se formou na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em junho de 2020, instituição de ensino que ela estava desde 2017. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia teve de ser adiada.

A ativista paquistanesa, que é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, escreveu na legenda das fotos. "Foi dito um pouco de latim e, aparentemente, tenho um diploma".

Nas imagens, ela posa com os pais Ziauddin Yousafzai e Toor Pekai Yousafzai, o marido Asser Malik, com quem casou no início do mês, além de duas amigas.

Baleada na cabeça

Aos 11 anos, Malala tinha o objetivo de ser uma doutora. No entanto, a escola que ela frequentava no Noroeste do Paquistão foi fechada pelo Talibã.

Veja também

Já aos 14, homens mascarados do regime extremista entraram em um ônibus com crianças e atiraram na cabeça dela. Outras duas meninas também foram baleadas. As três sobreviveram.

O Talibã informou que Malala representava valores do Ocidente e que tentaria matá-la novamente. Por isso, ela e a família se refugiaram na Inglaterra.

Reconhecimento

Em outubro de 2014, o comitê do Nobel da Paz anunciou a entrega do Prêmio à ativista paquistanesa "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação".

Veja também

No ano passado, quando terminou o período de aulas, ela postou no Twitter: "É difícil expressar minha alegria e gratidão agora, enquanto concluí meu diploma de filosofia, política e Economia em Oxford. Eu não sei o que vem pela frente. Por enquanto, será Netflix, lendo e dormindo".

Assuntos Relacionados