Garganta inflamada: veja causas, sintomas e tratamento

O quadro é causado por algum agente infeccioso, um microorganismo, ou por alguma outra condição

Escrito por Carol Melo, carolina.melo@svm.com.br

Ser Saúde
Closeup, Homens têm dor de garganta
Legenda: O diagnóstico pode variar dependendo da região acometida, podendo ser laringite, faringite ou amigdalite

Formada pela faringe e a laringe, a garganta é uma estrutura muscular que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar. A epiglote é responsável por separar a traqueia do esôfago e, assim, prevenir que haja a inalação de bebidas ou de comida.  

Desconforto e dor ao engolir podem ser sinais de garganta inflamada. O diagnóstico pode variar dependendo da região acometida, podendo ser laringite, faringite ou amigdalite. O quadro de garganta infeccionada é causado por algum agente infeccioso, um microorganismo, ou por alguma outra condição. 

Sintomas da garganta inflamada 

Criança tem a garganta examinada por médica
Legenda: Garganta inflamada pode ser causada por Covid-19
Foto: Shutterstock

A condição pode ser acompanhada de diversos sintomas, como explica o otorrinolaringologista Arnaldo Bezerra*, que listou os mais comuns. São eles:  

  • Febre; 
  • Dor no corpo; 
  • Moleza; 
  • Dor de cabeça; 
  • Dor na garganta (constante ou ao engolir) 
  • Dificuldade para engolir; 
  • Sensação de ardor na região da garganta; 
  • Rouquidão; 
  • Tosse.  

O que causa garganta inflamada 

O especialista esclarece que as causas de um quadro de garganta inflamada são variadas, includindo agentes infecciosos ou condições secundárias. Segundo o médico, os seguintes fatores podem provocar um diagnóstico do tipo:  

  • Vírus; 
  • Bactérias; 
  • Fungos (este em menor proporção); 
  • Refluxo gastroesofágico; 
  • Desidratação; 
  • Abuso da voz (comum em cantores e professores); 

O que é bom para garganta inflamada? 

Arnaldo Bezerra recomenda que para os casos de inflamação é indicado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios — para controlar a dor —, antitussígenos, antialérgicos e expectorantes — para tratar a tosse —, além de beber bastante água para manter a hidratação.  

O otorrino ainda frisa ser necessário controlar a causa do quadro. O medicamento para isso varia conforme o agente que provocou a doença: podendo ser antibióticos quando a infecção for bacteriana; antifúngicos em caso de infecção fúngica; e inibidor de bomba de prótons, em caso de refluxo, para acelerar o esvaziamento gástrico.  

Remédios naturais 

Uma garrafa de própolis sobre um pedaço de madeira
Legenda: Substância eleva a imunidade e acelera a cicatrização
Foto: Shutterstock

O especialista informa que uma opção natural que pode auxiliar no tratamento na garganta inflamada é o uso de própolis, pois há estudos que associam a substância com a melhora da cicatrização da mucosa, além de fortalecer a imunidade. 

Como prevenir? 

O médico indica que para evitar quadros do tipo é importante mudar os hábitos alimentares, aumentar a ingestão de água, evitar mudanças drásticas de temperaturas, não fumar, fazer repouso vocal e usar corretamente as medicações. 

O profissional ainda frisa que é importante respirar pelo nariz, pois indivíduos que o fazem pela boca tem mais chances de desenvolver o problema. Ele ainda frisa que pessoas que fazem respiração bucal devem ser avaliadas por um especialista para identificar e corrigir a condição.  

Dúvidas comuns 

O que é bom para desinflamar a garganta? 

Arnaldo Bezerra explica que o extrato de própolis é uma excelente opção de medicação natural, pois melhora da cicatrização da mucosa, além de fortalecer a imunidade.  

Quanto tempo pode durar uma inflamação na garganta? 

Paciente negra com Covid-19 sentindo febre e dor
Legenda: Febre, moleza e dor na região da garganta são alguns dos sintomas do quadro clínico
Foto: Shutterstock

O otorrino informa que a duração da inflamação varia conforme a causa, mas, geralmente, dura de 5 a 7 dias, nos casos de infecções e reações alérgicas. Já em casos de refluxo gastroesofágico e tumores podem durar meses. 

Como diferenciar garganta inflamada de infeccionada? 

O especialista esclarece que a garganta infeccionada é a garganta inflamada por algum agente infeccioso, sendo geralmente acompanhada de febre, dor no corpo, adinamia (moleza) e dor de cabeça. 

Garganta inflamada pode ser Covid? 

O médico informa que toda inflamação na garganta é suspeita de Covid-19, e indica que o paciente realize o teste para descartar ou confirmar o diagnóstico. 

*Arnaldo Bezerra é médico especialista em otorrinolaringologia, CREMEC 13662, graduado em medicina pela FMJ, com especialização em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço pelo Hospital Federal da Lagoa - RJ, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.