Chá de orégano: para que serve e como fazer

A infusão favorece o fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na digestão além de ajudar na regulação do ciclo menstrual

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Copo com chá de orégano e folhas de orégano dispostas ao lado sobre uma mesa
Legenda: A planta é rica em antioxidantes, substâncias antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias
Foto: Shutterstock

De nome científico Origanum Vulgare, o orégano é uma planta perene — espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo — e aromática, bastante utilizada na cozinha mediterrânea e também na mundial. A erva pode ser encontrada de diversas formas: desidratada, fresca, ou em forma de óleo essencial.  

Ela é rica em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, nocivos ao organismo. Devido às propriedades antibacterianas potentes, auxilia no combate a bactérias. Por possuir carvacrol e timol, compostos que diminuem a atividade de micro-organismos, reduz infecções virais

A ingestão regular da erva ainda favorece o fortalecimento do sistema imune, já que é rica em vitamina A e carotenos, que também possuem poder antioxidante. Ela também consegue combater fungos que atacam as unhas, pois possui propriedades antifúngicas

Veja também

Quais os benefícios do chá de orégano? 

O orégano pode ser consumido como tempero em receitas, e também em forma de chá. Neste último, favorece o fortalecimento do sistema imunológico; auxilia na digestão; ajuda na regulação do ciclo menstrual e alívio de cólicas; ameniza possíveis problemas no pulmão; reduz o colesterol alto; e combate a infecção urinária.  

Para ter acesso aos benefícios associados a infusão da erva, a nutricionista Sabrina Lima* indica que o indivíduo consuma o chá de duas a três vezes ao dia, durante um longo período de tratamento. 

Regula menstruação 

Conceito de útero de mulher com pétalas de flores
Legenda: Pesquisas indicam que a ingestão regular do chá provoca o aumento da circulação sanguínea no útero
Foto: Shutterstock

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia de sangramento, e dura, em média, 28 dias, mas também são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias. Estudos científicos indicam, conforme a profissional, que a ingestão regular do chá de orégano provoca um aumento da circulação sanguínea no útero, estimulando a menstruação.  

No entanto, a especialista alerta que apesar de a bebida conseguir regularizar o período menstrual, ela não induz o sangramento. Pessoas que possuem ciclos com período de duração maior ou menor do que o considerado normal devem consultar um especialista, que receitará o melhor tratamento para o caso. 

Alivia cólica menstrual 

A dismenorreia, popularmente conhecida como "cólica menstrual", é caracterizada por uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina — substância responsável por provocar contrações no útero para eliminar o endométrio, em forma de sangramento. 

Devido à propriedade anti-inflamatória, o consumo do chá de orégano pode auxiliar pessoas que menstruam, e sofrem de cólicas intensas, a aliviar a dor e os desconfortos. 

Combate infecção urinária  

A infecção do trato urinário (ITU), mais conhecida como "infecção urinária”, é um dos tipos mais comuns de infecção bacteriana que acomete o ser humano, em especial o sexo feminino. Geralmente, ela é provocada por micro-organismos que ficam nas fezes, mas que, por algum motivo, entram no canal urinário.  

Dor pélvica, aumento na vontade de urinar, dor ao urinar e sangramento ao fazer xixi são alguns dos sintomas associados a condição. Segundo a nutricionista, tomar o chá de orégano três vezes ao dia pode combater as doenças no trato urinário, devido às propriedades anti-inflamatórias, antifúngica e antibacteriana. 

Veja também

Sono  

A infusão feita a partir da erva pode auxiliar em quadros leves de insônia ou “sono leve”. Sabrina Lima indica que seja consumida 1 hora antes do indivíduo dormir, ajudando assim a garantir um sono mais calmo e relaxante. 

Emagrece? 

Raminhos de orégano fresco em uma vista superior da placa de corte de madeira
Legenda: Um exemplar de pé de orégano possui um ciclo de vida longo, ou seja, dura mais de dois anos
Foto: Shutterstock
 

O chá de orégano é um ótimo aliado na perda de peso, conforme a nutricionista. Por possuir o carvracrol — substância que ajuda a reduzir possíveis inflamações no tecido adiposo — o indivíduo tem a sensação de leveza no corpo. A infusão ainda auxilia na sensação de saciedade, devido às fibras que possui. 

A profissional frisa que é necessário combinar a ingestão da bebida com bons hábitos de vida, alimentação equilibrada e atividade física para haver o emagrecimento.  

Alivia sintomas da rinite  

A rinite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não, mas em ambos os sintomas são semelhantes: obstrução nasal, coriza, espirros, além de coceira no nariz, na garganta, no céu-da-boca e nos olhos. 

Por possuir um alto efeito descongestionante e vasodilatador, o chá de orégano proporcionando alívio de sintomas da condição em pacientes. Sabrina Lima explica que, nesses casos, o mais indicado é a vaporização caseira da infusão.  

Utilizando o chá quente e uma toalha ou lençol, o indivíduo deve se debruçar sobre o recipiente com a bebida, cobrir a cabeça com o pano e inalar o vapor até se sentir aliviado. Pacientes fumantes também podem aderir a essa receita caseira. 

Veja também

Alivio da sinusite  

A condição nasal se caracteriza pela inflamação das mucosas dos seios da fase — região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os sintomas incluem dor de cabeça e facial, além de secreção e congestão nasal.     

A sinusite aguda pode ser desencadeada por um resfriado ou por alergias, desaparecendo sozinha, sem o auxílio de medicamentos. Já a versão crônica pode durar até oito semanas.    

Segundo Sabrina Lima, a vaporização caseira do chá de orégano pode auxiliar no alívio dos sintomas associados à condição, devido às propriedades descongestionante e vasodilatadora da infusão.  

Como fazer o chá 

Erva de orégano fresca e seca em fundo de madeira
Legenda: A versão fresca das folhas é ideal para o preparo da infusão
Foto: Shutterstock

A nutricionista indica que para preparar o chá de orégano é necessário recorrer ao método de infusão e usar, preferencialmente, as folhas frescas

Ingredientes  

  • 300ml de água;
  • 01 colher de sopa cheia de folhas de orégano. 

Modo de preparo 

  • Ferva a água em uma panela pequena até borbulhar; 
  • Adicione as folhas de orégano, tampe o recipiente e desligue o fogo; 
  • Aguarde pelo menos 10 minutos, coe e sirva. De preferência sem adição de açúcar, mel ou adoçante.  

Quem não pode tomar   

A especialista lista os perfis de pessoas para quem a ingestão de chá de orégano não é indicado. São elas: 

  • Pessoas alérgicas ou intolerantes ao orégano; 
  • Gestantes;  
  • Pessoas que sofrem distúrbios hemorrágicos. 

Pacientes diabéticos devem usar o chá com cautela, visto que a erva pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, podendo ocasionar picos de hipoglicemia. 

Quem tem pressão alta pode tomar? 

Orégano seco em uma tigela de porcelana branca espalhando sobre a mesa, com galhos e folhas frescas em um fundo amarelo-escuro
Legenda: Para ter acesso aos benefícios associados a infusão da erva é necessário consumir o chá de duas a três vezes ao dia, durante um longo período de tratamento
Foto: Shutterstock

O uso do orégano ou da bebida feita a partir da erva por hipertensos, segundo a profissional, pode contribuir positivamente para o tratamento da doença, pois a planta pode reduzir o consumo de sal diariamente nas refeições. 

*Sabrina Lima é nutricionista clínica, com CRN 11 9595. É graduada pela UniFanor e possui pós-graduação em Nutrição Pediátrica pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Atua há 3 anos em nutrição clínica. 

Assuntos Relacionados