Legislativo Judiciário Executivo

Sarto diz que teve só uma reunião com Elmano e defende ‘relação administrativa’ mais fluida em 2024

Prefeito concedeu entrevista ao PontoPoder nesta sexta-feira (29) e comentou sobre os embates entre a Prefeitura e o Governo do Ceará ao longo deste ano

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Prefeito defendeu uma relação mais fluida entre Prefeitura e Governo do Ceará
Legenda: Prefeito defendeu uma relação mais fluida entre Prefeitura e Governo do Ceará
Foto: Thiago Gadelha

Após um ano de embates constantes entre as gestões da Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará, o prefeito da Capital, José Sarto (PDT), defendeu uma “relação administrativa” mais fluida entre ele e o governador Elmano de Freitas (PT) no próximo ano. O pedetista ressaltou que teve apenas uma reunião com o chefe do Executivo do Estado durante todo o ano de 2023.

Sarto comentou sobre a relação com o petista durante entrevista, nesta sexta-feira (29), ao PontoPoder, durante visita ao Sistema Verdes Mares. 

Ao longo do primeiro semestre, o prefeito reclamou, em diversas ocasiões, sobre a dificuldade de diálogo com o governador. Em resposta, Elmano rebateu informando que planejava receber os prefeitos somente no segundo semestre, após atender deputados federais e estaduais. O que de fato ocorreu. 

Em 2 de agosto, Elmano e Sarto tiveram um encontro no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. Contudo, o pedetista diz que essa foi a única reunião entre os dois.

“Tivemos uma reunião em agosto e, evidentemente, a agenda do governador é muito cheia. O primeiro ano de governo sempre é um ano muito complicado, mas nós não tivemos nenhuma conversa depois daquela de agosto, mas eu compreendo que é pela agenda que é imposta para o primeiro ano de qualquer governante”
José Sarto (PDT)
Prefeito de Fortaleza

Apesar das poucas conversas entre os dois, o pedetista avalia que a relação já evoluiu, se comparada a outros momentos. "Acho que terminou (o ano) melhor", ressaltou.

Para 2024, Sarto tem planos de uma relação mais “fluida” com o governador. "Passadas tantas emoções, como diz Roberto Carlos... Na verdade, pela estatura que tem o governador Elmano, eu espero que a relação administrativa possa fluir mais naturalmente, até porque temos parcerias que são de interesse da cidade. Não é o prefeito Sarto, é a cidade de Fortaleza”, reforçou o mandatário.

Veja também

Embates

Desde que Elmano tomou posse, em janeiro deste ano, os gestores entraram em trocas de acusações públicas em diversas ocasiões. Uma das primeiras situações ocorreu já em fevereiro, quando o prefeito defendeu a “repactuação” entre a Prefeitura, o Estado e o Governo Federal sobre o financiamento do Instituto Doutor José Frota (IJF). 

Veja também

Em março, nova troca de farpas ocorreu quando Sarto atribuiu o aumento das passagens de ônibus da Capital ao fim de um subsídio do Governo do Estado. Já no segundo semestre, a conclusão da obra da Ponte dos Ingleses e o surgimento de uma mancha no mar da Praia de Iracema por conta esgoto despejado no local colocou as duas gestões em rota de colisão.

O Diário do Nordeste procurou a assessoria do governador Elmano de Freitas sobre as declarações de Sarto. A matéria será atualizada se houver resposta.

Assuntos Relacionados