Legislativo Judiciário Executivo

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

Última cirurgia de presidente foi uma craniotomia de emergência em 2024.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 09:09)
Presidente será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Ele já passou pelo mesmo procedimento em 2020.
Legenda: Presidente será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Ele já passou pelo mesmo procedimento em 2020. .
Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30). Segundo o Palácio do Planalto, os exames pré-operatórios foram realizados nessa quinta (29), em Brasília, e confirmaram a realização do procedimento.

A cirurgia ocorre após o retorno do presidente de viagem oficial ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.

Veja também

Lula chegou ao Brasil na madrugada desta quinta e permaneceu ao longo do dia na Granja do Torto.

Em 2020, o presidente passou pelo mesmo procedimento cirúrgico, porém no olho direito.

O que é catarata

A catarata é uma condição caracterizada pela perda da transparência do cristalino, lente natural do olho, processo geralmente associado ao envelhecimento, mas que também pode estar relacionado a fatores como diabetes, uso prolongado de corticoides ou traumas oculares.

A condição provoca visão embaçada, semelhante à sensação de enxergar por um vidro opaco ou em ambiente nublado.

O tratamento consiste na substituição do cristalino comprometido por uma lente artificial transparente, por meio de procedimento cirúrgico.

Histórico de saúde

A última cirurgia de Lula foi uma craniotomia de emergência em 10 de dezembro de 2024, no Hospital Sírio-Libanês, para drenar um hematoma na cabeça causado por uma queda em outubro do mesmo ano, seguido de um procedimento preventivo dois dias depois para garantir a recuperação sem sequelas, resultando em sua alta hospitalar em 15 de dezembro de 2024. 

Assuntos Relacionados