Legislativo Judiciário Executivo

'Lamento que a primeira mulher governadora do Ceará não poderá concorrer à reeleição', diz Camilo

Em votação no diretório nacional do PDT, Izolda Cela perdeu para Roberto Cláudio

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Camilo Santana e Izolda Cela
Legenda: Camilo Santana deixou governo em abril, e Izolda Cela assumiu gestão
Foto: Fabiane de Paula

O ex-governador Camilo Santana (PT) se manifestou sobre a derrota da governadora Izolda Cela (PDT) na definição de quem será o pré-candidato do PDT ao Governo do Ceará. O diretório estadual da legenda pedetista escolheu o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) para a disputa estadual

"Lamento muito que a primeira mulher governadora do Ceará não poderá concorrer à reeleição, após decisão do PDT. Siga firme, Izolda! O Ceará tem muito orgulho de sua força e determinação".
Camilo Santana
Ex-governador do Ceará

Mais cedo, a governadora Izolda Cela já havia se manifestado sobre a derrota: "Meu partido PDT decidiu hoje, em reunião de diretório, que não terei o direito a concorrer à reeleição. Respeito a decisão", disse em publicação nas redes sociais. Izolda não havia se manifestado na saída da reunião do diretório, que ocorreu no início  da noite desta segunda-feira (18).

Veja também

Por 55 favoráveis a Roberto Cláudio contra 29 para a governadora Izolda Cela, o diretório definiu o ex-prefeito como o pré-candidato. Houve apenas uma abstenção, do deputado estadual Antônio Granja (PDT). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o senador Cid Gomes (PDT) não participaram da votação, apesar de serem integrantes do diretório. 

Apoio a reeleição

Atuando nos bastidores a favor da pré-candidatura de Izolda Cela, Camilo anunciou pela primeira vez o apoio a governadora - que foi sua vice durante os sete anos e três meses de mandato no Palácio da Abolição - no último dia 8 de julho. 

"Defender que seja dado à governadora Izolda Cela, do PDT, o direito a buscar a reeleição, por sua seriedade e competência, é questão de justiça", escreveu o petista nas redes sociais à época.

Com o anúncio da pré-candidatura de Roberto Cláudio, aumenta o tensionamento na aliança entre o PT de Camilo e o PDT. A deputada federal Luizianne Lins (PT) disse, em entrevista ao colunista Wagner Mendes, que a decisão do PDT pelo ex-prefeito "foi uma demonstração clara de que o PDT não queria o apoio do PT".

Veja também

Vice-presidente nacional do PT e deputado federal, José Guimarães afirmou que momento é de conversar com outros partidos aliados, que também haviam demonstrado preferência por Izolda Cela, como MDB e PP. 

"Nós vamos conversar com o MDB, do Eunício, com o PP, do Zezinho Albuquerque, com o PV, com o PC do B, amanhã à noite. Com calma, cabeça fria, coração quente, para buscarmos o nossos caminhos no Ceará e o nosso palanque".
José Guimarães
Deputado federal

 

Assuntos Relacionados