Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

PSB no Ceará recebe carta branca para apoiar Ciro, apesar de aliança nacional com Lula

Congresso estadual do partido acontece contou com presença de lideranças nacionais e aliados do PDT no Ceará

Escrito por Heloisa Vasconcelos e Luana Barros ,
Legenda: No evento, serão eleitos os novos membros do Diretório Estadual, assim como a nova Diretoria Executiva do partido
Foto: Thiago Gadelha

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apoiará nomes diferentes para a presidência em âmbito nacional e regional. Enquanto nacionalmente a legenda apoia o nome do ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano, as lideranças cearenses do partido defendem Ciro Gomes (PDT). Esse foi o discurso dado pelas lideranças do partido durante congresso estadual, que acontece na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (25).

O PSB se reúne no Ceará com lideranças nacionais e aliados do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na ocasião, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deu liberdade ao diretório cearense para definir o candidato a presidência.

Veja também

"Há uma tendência (de apoio) com relação ao presidente Lula, mas aqui, no Ceará, é a terra de um outro grande brasileiro que é o Ciro Gomes, que nós apreciamos muito. Aqui, no Ceará, a condução vai ser feita pelo deputado Denis (Bezerra), o que ele decidir aqui será aprovado na direção nacional", destacou.

Presidente estadual do PSB e deputado federal, Denis Bezerra afirmou que o partido irá apoiar a candidatura do Ciro no primeiro turno, podendo o apoio se estender a Lula no caso de um segundo turno entre o petista e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Legenda: O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o deputado federal pelo RJ, Marcelo Freixo, estão no evento
Foto: Thiago Gadelha

"Desde o primeiro momento, nós, que fazemos parte aqui da base governista, entendemos que o Ciro é o melhor nome para o Brasil. O povo é que vai decidir isso na eleição", diz.

Congresso Estadual

O PSB realiza nesta sexta o XV Congresso Estadual, para reconduzir deputado federal Denis Bezerra à presidência do partido localmente para uma gestão de três anos. No evento, também serão eleitos os novos membros do Diretório Estadual, assim como a nova Diretoria Executiva e os delegados que irão representar o Estado durante o Congresso Nacional do PSB.

O evento contou com lideranças nacionais do partido, como o presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira e os deputados federais Alessandro Molon (RJ) e Marcelo Freixo (RJ).

Foto: Thiago

Políticos cearenses também marcaram presença, como o senador Cid Gomes (PDT), o vice-prefeito Élcio Batista (PSB), o presidente da Câmara Antônio Henrique (PDT), o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT),  deputado federal Luiz Marques (PDT).

Além disso, os vereadores do PDT Lúcio Bruno, Leo Couto, Enfermeira Ana Paula e Didi Mangueira compareceram. A forte presença de nomes ligados ao PDT já evidencia a aliança entre os partidos no Ceará.

O deputado estadual Acrisio Sena (PT) também marcou presença, única presença petista no evento. 

União dos partidos

O deputado federal Marcelo Freixo defendeu a união entre partidos durante as eleições como uma forma de fazer frente ao governo atual. Ele apoia, inclusive, o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como vice de Lula na disputa presidencial. Tradicionalmente tucano, Alckmin se filiou ao PSB na última semana.

"A gente tem que unir todo mundo. A eleição de 2022 é a eleição do século XXI contra o século XVIII. É civilização contra a barbárie, tem que salvar o Brasil", diz.

Para ele, a união deve começar ainda no primeiro turno. "Então a gente precisa ter muita responsabilidade, tentar caminhar junto já no primeiro turno se não for possível no segundo. Sem dúvida alguma, estamos todos nós no campo democrático. Eu acho que é isso que a gente tem que garantir", coloca.

A opinião é reiterada por Denis Bezerra, presidente do PSB Ceará.

"Essa parceria é fundamental, principalmente nesse momento em que a gente precisa mudar o destino do país. A gente precisa tirar o Brasil desse momento em que ele se encontra e essa união com certeza vai fazer a força e vai fazer a diferença pra gente resgatar a democracia do nosso Brasil", destaca.

O deputado federal Alessandro Molon se mostra animado com o crescimento do partido e considera que o PSB será aliado em uma mudança do país nas eleições.

"Nós vamos apoiar o ex-presidente Lula, acreditamos nessa candidatura pra derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo e fazer o Brasil se reencontrar consigo mesmo. A gente está com muita esperança nessas eleições, e o PSB quer se somar a esse esforço pela mudança do Brasil", pontua.

Cenário regional

Para as eleições deste ano, a expectativa das lideranças do PSB no Ceará é que o partido possa ganhar mais espaço nas bancadas. A projeção de Denis Bezerra é de que sejam eleitos dois deputados federais e dois deputados estaduais do partido em 2022.

"A gente vai ter um quadro mais certo a partir do dia 2 de abril, quando se encerra a janela partidária. Mas a gente tem o objetivo pra deputado federal de atingir duas vagas, dois assentos lá pra ter a representatividade maior do PSB e na Assembleia Legislativa também a gente manter os dois representantes que nós temos hoje", projeta.

Para o vice-prefeito Élcio Bezerra, o congresso é importante justamente para a articulação do partido.

"Esses momentos são fundamentais para os partidos, são rituais de congregação, de criação de uma rede cooperativa no Estado para que a gente possa sair unidos tanto do ponto de vista da eleição como das teses do partido", afirma.

Assuntos Relacionados