O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agradeceu em pronunciamento na noite deste domingo (30) o apoio e disparou que o "grande vencedor" das eleições foi "o povo brasileiro".
O petista disse que vai "governar esse país em um momento muito difícil", mas afirmou esperar que possa ser restabelecida a "paz entre as famílias e os divergentes".
Com 99,99% das urnas apuradas, Lula foi eleito pela terceira vez presidente do Brasil, com 50,90% dos votos válidos.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) teve 49,10% dos votos.
Comemoração
Militantes se reuniram para comemorar a vitória de Lula na disputa pela presidência da República. Os dois principais pontos de concentração foram o Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, na avenida da Washington Soares, e na Avenida da Universidade, no bairro Benfica.
Desde o final da votação, apoiadores do agora presidente eleito já se reuniam no comitê localizado no bairro Edson Queiroz para acompanhar a apuração.
As urnas eleitorais foram fechadas às 17h deste domingo (30), encerrando oficialmente a votação do segundo turno das eleições. A apuração começou imediatamente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 12 estados, há também disputa para governador. No Ceará, Elmano de Freitas (PT) foi eleito no primeiro turno, realizado em 2 de outubro.
O Diário do Nordeste realiza cobertura em tempo real com as principais informações sobre o pleito.
Acompanhe em tempo real
INÍCIO DA APURAÇÃO
A apuração das urnas começou mesmo que algumas sessões ainda não tenham finalizado a votação. Mesmo após as 17h, todos os eleitores que estavam esperando antes desse horário podem votar.
Todas as cidades seguem o horário de Brasília, independentemente do fuso-horário.
O TSE divulga os resultados das eleições no site oficial e no aplicativo produzido para dispositivos móveis.
NÃO CONSEGUIU VOTAR?
Se o eleitor não votou neste domingo, é necessário justificar a ausência em até 60 dias. Quem não comparecer nem justificar a ausência, deve pagar uma multa para regularizar a situação eleitoral. A penalidade é de cerca de R$ 3,51 por turno perdido e não justificado.
Pessoas com situação irregular sofrem uma série de impedimentos, como a proibição de obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos e obter empréstimos.
Se o eleitor não justificar ou pagar a multa por três turnos seguidores, tem o título de eleitor cancelado.