Barroso sai da UTI, mas segue internado em hospital
O ministro do Supremo Tribunal Federal foi hospitalizado no fim de fevereiro para tratar uma hérnia incisional
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na tarde desta quinta-feira (9) e foi para o quarto, mas segue em observação médica e sem previsão de alta, segundo sua assessoria.
Ele estava internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após realizar duas cirurgias de emergência no aparelho digestivo. A assessoria da Corte informou mais cedo que a "recuperação do ministro segue dentro do esperado".
Barroso já havia sido hospitalizado no fim de fevereiro para tratar uma hérnia incisional, resultado de uma cirurgia anterior. O magistrado chegou a participar por videoconferência da sessão plenária de 1º de março.
Depois, no entanto, teve dois episódios de obstrução intestinal, que exigiram dois novos procedimentos. O último foi feito nessa quarta-feira (8).
Veja também
O que é hérnia incisional?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), as hérnias incisionais são as que aparecem justamente no local de uma cirurgia anterior na parede abdominal.
Elas ocorrem em cerca de 12% das incisões realizadas e, normalmente, são identificadas como abaulamentos ou protuberâncias que aparecem próximo às cicatrizes de cirurgias anteriores. Tanto podem surgir em poucas semanas como vários anos após a realização da cirurgia.