Legislativo Judiciário Executivo

Ato pela democracia e contra ataques terroristas é realizado em Fortaleza nesta segunda-feira (9)

Ação organizada por centrais sindicais e movimentos sociais ocorre na esquina das avenidas 13 de Maio e da Universidade, no bairro Benfica

Escrito por Igor Cavalcante e Matheus Facundo ,
Manifestantes com cartazes em ato pela democracia em Fortaleza
Legenda: Participantes da manifestação se posicionaram contra os ataques terroristas em Brasília
Foto: Thiago Gadelha

Convocado após o dia de ataques terroristas aos Três Poderes em Brasília (DF), ato em defesa da democracia é realizado em Fortaleza nesta segunda-feira (9). A manifestação foi organizada por movimentos sociais e centrais sindicais como a Frente Brasil Popular e o Povo Sem Medo 

O ato ocorreu na esquina das avenidas 13 de Maio e da Universidade, no bairro Benfica. Em marcha, manifestantes seguem até a Igreja de Fátima.

Os movimentos sociais estão reunidos no local para se posicionar contra as invasões e depredações na Capital federal, organizadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Assista ao vídeo do ato em Fortaleza

No protesto, manifestantes empunhavam cartazes com frases como "terroristas não passarão e "cadeia para terroristas".

Manifestantes com cartazes em ato pela democracia em Fortaleza
Legenda: Movimentos sociais e sindicais participam do ato no Benfica
Foto: Thiago Gadelha

Eles também reforçavam o poder da democracia e pediam que não houvesse anistia contra os presos pelos atos golpistas de domingo. 

Ato no cruzamento das avenidas 13 de Maio e da Universidade, em Fortaleza
Legenda: Ato mobilizou manifestantes no bairro Benfica
Foto: Thiago Gadelha

Veja também

Defesa da democracia 

Políticos cearenses também estiveram no ato. Larissa Gaspar, deputada estadual do PT pontuou que o encontro é de uma "população que acredita na democracia e defende a autonomia dos poderes instituídos".

Ela classificou os atos de terror em Brasília neste domingo como "absurdos, criminosos, de vandalismo, de depredação do patrimônio público, da nossa arte e de agressões a profissionais da imprensa e profissionais da segurança". 

"A gente está nas ruas para dizer que não vai ter golpe, que a democracia resiste, que o poder popular está mais forte do que nunca e a gente não vai deixar que vilipendiem a nossa democracia como fizeram no passado quando instituíram uma ditadura civil militar", pontuou a parlamentar. 

Manifestantes pela democracia marcham nas ruas do bairro Benfica, em Fortaleza
Legenda: Os manifestantes marcharam pelo bairro Benfica, em Fortaleza
Foto: Igor Cavalcante

O deputado estadual do Psol, Renato Roseno repudiou a "tentativa golpista, fascista e violenta contra a democracia". Para ele, a mobilização popular vai garantir a "normalidade democrática". 

"Nós precisamos responsabilizar os fascistas. Eles cometeram crimes, crimes graves contra o estado democrático de direito e nós precisamos exigir a responsabilização deles. É muito importante não permitir que haja nenhum tipo de complacência", pontuou. 

Manifestação pela democracia em Fortaleza
Legenda: Manifestação ocorreu na esquina das avenidas 13 de Maio e da Universidade
Foto: Thiago Gadelha

Inácio Arruda (PCdoB), ex-senador e 1º suplente a deputado federal, comentou que o repúdio nacional aos ataques na Capital federal foram amplo e defende que a continuidade da mobilização popular é essencial. 

"É mostrar que o povo está atento, porque a democracia é fundamental para o nosso desenvolvimento. Não há progresso e inclusão social se você não tiver um sistema democrático em um país capitalista com o nosso", afirma. 

Os movimentos desta segunda ocorrem em diversas capitais do Brasil. Há atos marcados em pelo menos 11 cidades. Em Brasília, inclusive, há convocação para um ato no Palácio do Buriti. 

 

Assuntos Relacionados