A Câmara dos Deputados escolheu Arthur Lira como presidente da Casa Legislativa. O deputado federal foi reeleito com 464 votos - a maior votação da história da casa. A cerimônia ocorreu na sede da Câmara nesta quarta-feira (1º) e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.
Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar com 20 partidos. O deputado, que era presidente desde 2021, deve comandar a casa até 2024.
Integram o bloco a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PL, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, Federação PSDB-Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.
Após eleito para o segundo mandato consecutivo, Lira ressaltou que a Câmara não acolherá discursos ou manifestações contra a democracia. "No Brasil, nenhum regime político irá prosperar fora da Democracia. Jamais haverá um Brasil sem eleições livres e representantes escolhidos pelo voto popular", disse em seu discurso.
"Teremos um Legislativo firme, com uma Câmara dos Deputados autônoma e cumpridora do seu papel com o povo brasileiro, representado por seus 513 deputados eleitos democraticamente pelo voto popular", afirmou.
Veja como foi a sessão:
Os integrantes do restante da Mesa Diretora também foram escolhidos na sessão da noite desta quarta. Ao todo, são 11 cargos em disputa: presidente, 1º e 2º vices, 1º a 4º secretários e quatro suplências.
Veja os eleitos:
- 1º vice-presidente: Marcos Pereira
- 2º vice-presidente: Sóstenes Cavalcante
- 1º secretário: Luciano Bivar
- 2º secretário: Maria do Rosário
- 3º secretário: Júlio Cesar
- 4º secretário: Lucio Mosquini
- Suplentes: Gilberto Nascimento, Pompeo de Mattos, Beto Pereira e André Ferreira
Quem eram os candidatos à presidência?
Concorreram ao cargo o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Chico Alencar (PSOL-RJ) recebeu 21 votos, ficando na segunda colocação. Marcel Van Hattem (Novo-RS) foi o terceiro, com 19 votos. Houve também 5 votos em branco.