Volvo expande licença paternidade de funcionários no Brasil para seis meses

A medida será válida para todos os 40 mil funcionários, inclusive do Brasil

Escrito por Diário do Nordeste/Joana Cunha /Folhapress ,
Legenda: A política se aplica também aos casos de adoção em casais homoafetivos
Foto: Divulgação

A montadora sueca Volvo anunciou que vai igualar o período de licença paternidade e maternidade, oferecendo o benefício por até seis meses para todos os 40 mil funcionários. A mudança também vale para o Brasil. 

O benefício, que garante 80% do salário, poderá ser solicitado após um ano de trabalho na companhia.

Em nota, o presidente da montadora, Håkan Samuelsson, disse que, quando pais e mães são incentivados a equilibrar as demandas da casa e do trabalho, a desigualdade de gênero diminui e todos podem avançar na carreira.

Em uma versão piloto do programa, realizada a partir de 2019, 46% das solicitações de licença vieram de pais, segundo a empresa.

A política se aplica também aos casos de adoção em casais homoafetivos.

Produção afetada

Com o agravamento da pandemia e a falta de insumos para a produção, a Volvo anunciou na última semana fará um corte significativo na produção de caminhões pelo restante do mês, na  fábrica de Curitiba (PR).

Além da montadora, a Scania anunciou paralisação da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), que retorna somente no dia 5 de abril, após a Páscoa. 

"A decisão foi tomada em virtude de uma combinação de fatores, entre eles o apoio às autoridades para diminuir o número de pessoas circulando durante o período de antecipação dos feriados na Região do Grande ABC e as dificuldades na estabilidade da cadeia de suprimentos", informou a Scania.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.