Sebrae-CE discute tendências para o comércio e serviços no Programa Diálogos Terciários

Próxima edição será no dia 16 de setembro, com transmissão pelo YouTube.

Escrito por Sebrae-CE ,
Legenda: Empresários, gestores e novos empreendedores que desejam se desenvolver, renovar conceitos e inovar em seus negócios fazem parte do público-alvo da Experience-Escola do Conhecimento Sebrae.
Foto: BANCO DE IMAGENS

No Ceará, dos cerca de 526 mil pequenos negócios formalizados, 84% deles são dos setores de comércio e serviços. Tais atividades possuem um papel fundamental na economia brasileira, pela enorme capacidade de geração de emprego e renda para a população. Buscando contribuir para uma maior reflexão sobre o presente e o futuro das atividades ligadas a estes setores, o Sebrae-CE apresenta quinzenalmente o programa Diálogos Terciários, no canal da instituição no YouTube (youtube.com/portalsebraenoceara). A próxima edição será no dia 16 de setembro, com o tema “Do fluxo presencial ao virtual: alcances e limites do comércio de rua em tempo de Covid-19”.

“O próximo programa vai mostrar tendências dos ecossistemas, abordar o crescimento do setor terciário, que começa a ser visto a partir da economia criativa, e trazer temas interessantes que estão no cotidiano dos empreendedores, mas nunca foram abordados”, explica Régis Dias, articulador da unidade da cultura empreendedora do Sebrae-CE. Para expor o assunto, foram convidados o arquiteto Fernando Garrefa e Cláudia Leitão, Diretora do Observatório de Fortaleza, tendo o Superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo Filho, como moderador. “Funciona de maneira bem interativa. Temos tido excelentes resultados e já temos eventos programados até dezembro”, antecipa Régis Dias.

Crescimento do setor

De acordo com o articulador do Sebrae, o programa é exibido em um contexto em que se observa o rápido crescimento do setor terciário, especialmente por conta das novas tecnologias e da comunicação digital. “As atividades comerciais enfrentam inúmeras dificuldades de adaptação à realidade online, ao mundo www. Portanto, carecem se reinventar para garantir a adaptação a essa realidade e assim sobreviverem. Tais questões, dentre outras, serão o centro dos Diálogos Terciários”, explica.

Temas como a origem do comércio, o significado da palavra negócio e o surgimento das feiras estão na pauta do próximo programa. Régis Dias pontua ainda que o bate-papo vai trazer questões como as características das feiras e do mercado popular, as tipologias de pontos de venda no Centro Fashion de Fortaleza, o significado de design emocional e alguns caminhos para qualificar o comércio popular a partir desse conceito.

Experience

O programa Diálogos Terciários é promovido como parte das ações da Experience-Escola do Conhecimento Sebrae. O equipamento oferece cursos livres, com formatos flexíveis, workshops e cursos organizados em jornadas ou trilhas de aprendizagem trazendo uma visão prática das diversas competências de gestão. “Entres elas, estão as competências pessoais, focadas em atitudes, as chamadas soft skills, e as competências relacionais, que contribuem para o melhor clima de trabalho, potencializam as características da equipe e harmonizam as relações corporativas”, detalha Régis Dias.

A escola de negócios é voltada para empresários, gestores e novos empreendedores que desejam se desenvolver, renovar conceitos e inovar em seus negócios. “A proposta do novo espaço do Sebrae é gerar conexões e aprendizados utilizando métodos educacionais inovadores que gerem experimentação, engajamento e inspiração, além de conteúdos atuais e voltados às mais atualizadas ferramentas de gestão”, acrescenta o articulador.

A programação está sendo realizada de forma remota e, após a normalização das atividades, retornará com eventos presenciais, mantendo o remoto e incluído o formato híbrido (presencial e online).

Mais informações:

http://escolaexperience.com.br

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados