Pedido do auxílio emergencial de R$ 600 ainda em análise? Tire suas dúvidas

Em torno de 2,7 milhões de pessoas em todo o País ainda estão com pedidos pendentes

Escrito por Redação ,
Imagem da Caixa Econômica Federal
Legenda: A autorização dada pelo texto vai até o final de 2021.

A Caixa Econômica Federal afirmou nesta quinta-feira (18) que 2,7 milhões de brasileiros ainda esperam o resultado da solicitação para receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, medida adotada pelo Governo Federal para amortecer os impactos da crise causada pela Covid-19 nos trabalhadores autônomos.

Os beneficiários que continuam com o status “em análise” são enquadrados em duas situações: ainda não obtiveram resposta desde que solicitaram o benefício (1,5 milhão) ou pediram a reanálise do cadastro após ter o primeiro requerimento negado (1,2 milhão).

Perguntas e respostas sobre quem está com pedido em análise

  • Estou "em análise" desde o início do processo. Ainda tenho chance de receber?  

Sim, 2,7 milhões de pessoas ainda aguardam a análise. De acordo com a Caixa, são elegíveis os usuários que realizarem a solicitação até o dia 2 de julho e que atendam aos requisitos.

  • Quando o meu pedido vai ser concluído?

A Caixa ainda não divulgou a data de conclusão de análise dos cadastros pendentes.

  • Como é feita a análise?

Após receber o requerimento, a Caixa envia as informações do usuário para a Dataprev, responsável pelo processo de análise; o segundo passo é cruzar os dados recebidos com os registros do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); depois da conclusão de elegibilidade, a Dataprev envia os resultados para o Ministério da Cidadania, para que seja feita a homologação; por fim, o Ministério entrega a relação dos beneficiários para a Caixa, responsável pelo pagamento do auxílio.

  • Quais são os canais disponíveis para tirar dúvidas/fazer reclamações? 

O telefone 111 foi disponibilizado pela Caixa para esclarecer possíveis dúvidas dos usuários, assim como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da CEF na internet.

  • Fui aprovado, mas ainda não recebi o dinheiro. O que fazer?

De acordo com a Caixa, o prazo para que o dinheiro seja creditado é de 3 dias úteis após confirmada a solicitação. O valor deve ser depositado na conta do indicada ou em uma conta digital no aplicativo Caixa Tem.

  • Quando posso sacar o dinheiro?

O calendário de saques vai depender de dois fatores: a data em que o benefício foi creditado na conta digital e a data de aniversário do usuário. As condições podem ser consultadas no site.

  • Quando vou receber a segunda parcela?

O recebimento em conta digital segue o calendário estipulado pela Caixa para os usuários que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril. Quem recebeu depois, deve receber a próxima parcela um mês depois da primeira. 

  • Depois de aprovado, o benefício pode ser suspenso? 

O Ministério da Cidadania reanalisa os cadastros após o pagamento de cada parcela, saiba quais motivos podem fazer o benefício deixar de ser pago.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados