Pedido do auxílio emergencial de R$ 600 ainda em análise? Tire suas dúvidas
Em torno de 2,7 milhões de pessoas em todo o País ainda estão com pedidos pendentes
A Caixa Econômica Federal afirmou nesta quinta-feira (18) que 2,7 milhões de brasileiros ainda esperam o resultado da solicitação para receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, medida adotada pelo Governo Federal para amortecer os impactos da crise causada pela Covid-19 nos trabalhadores autônomos.
Os beneficiários que continuam com o status “em análise” são enquadrados em duas situações: ainda não obtiveram resposta desde que solicitaram o benefício (1,5 milhão) ou pediram a reanálise do cadastro após ter o primeiro requerimento negado (1,2 milhão).
Perguntas e respostas sobre quem está com pedido em análise
-
Estou "em análise" desde o início do processo. Ainda tenho chance de receber?
Sim, 2,7 milhões de pessoas ainda aguardam a análise. De acordo com a Caixa, são elegíveis os usuários que realizarem a solicitação até o dia 2 de julho e que atendam aos requisitos.
- Quando o meu pedido vai ser concluído?
A Caixa ainda não divulgou a data de conclusão de análise dos cadastros pendentes.
-
Como é feita a análise?
Após receber o requerimento, a Caixa envia as informações do usuário para a Dataprev, responsável pelo processo de análise; o segundo passo é cruzar os dados recebidos com os registros do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); depois da conclusão de elegibilidade, a Dataprev envia os resultados para o Ministério da Cidadania, para que seja feita a homologação; por fim, o Ministério entrega a relação dos beneficiários para a Caixa, responsável pelo pagamento do auxílio.
-
Quais são os canais disponíveis para tirar dúvidas/fazer reclamações?
O telefone 111 foi disponibilizado pela Caixa para esclarecer possíveis dúvidas dos usuários, assim como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da CEF na internet.
-
Fui aprovado, mas ainda não recebi o dinheiro. O que fazer?
De acordo com a Caixa, o prazo para que o dinheiro seja creditado é de 3 dias úteis após confirmada a solicitação. O valor deve ser depositado na conta do indicada ou em uma conta digital no aplicativo Caixa Tem.
-
Quando posso sacar o dinheiro?
O calendário de saques vai depender de dois fatores: a data em que o benefício foi creditado na conta digital e a data de aniversário do usuário. As condições podem ser consultadas no site.
-
Quando vou receber a segunda parcela?
O recebimento em conta digital segue o calendário estipulado pela Caixa para os usuários que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril. Quem recebeu depois, deve receber a próxima parcela um mês depois da primeira.
-
Depois de aprovado, o benefício pode ser suspenso?
O Ministério da Cidadania reanalisa os cadastros após o pagamento de cada parcela, saiba quais motivos podem fazer o benefício deixar de ser pago.