Desempenho abaixo do esperado da linha Quixadá - Fortaleza II pode ter causado apagão, diz operador

Problema em linha de transmissão no Ceará foi apontada por autoridades como principal causa pela queda de energia em 15 de agosto

Escrito por Agência Brasil ,
Torres de transmissão
Legenda: A queda de energia afetou todos os estados do Brasil, exceto Roraima, e o Distrito Federal, totalizando cerca de 6 horas de interrupção ou instabilidade no serviço
Foto: Agência Brasil

O relatório preliminar apresentado nesta sexta-feira (25) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revela que o desempenho abaixo do esperado das fontes de geração próximas à linha de transmissão Quixadá-Fortaleza II pode ter causado o apagão do último dia 15 de agosto.

Veja também

A linha de transmissão pertence à Chesf. Essa queda de energia afetou todos os estados do Brasil, exceto Roraima, e o Distrito Federal, totalizando cerca de 6 horas de interrupção ou instabilidade no serviço.

A avaliação foi apresentada e discutida durante a primeira reunião técnica para a elaboração do Relatório de Análise de Perturbação (RAP). A previsão é de que ele seja concluído em aproximadamente 30 dias. Segundo o ONS, mais de 1 mil profissionais participaram do evento online. 

"A linha de investigação mais consistente aponta esse desempenho abaixo do esperado como um segundo evento que desencadeou todo o processo de desligamentos que aconteceram em seguida. O evento do dia 15 de agosto interrompeu mais de 22 mil MW de energia em 25 estados e no Distrito Federal", disse o ONS, em nota.

A interrupção começou às 8h30 do dia 15 de agosto, com queda no fornecimento de 19 mil megawatts, cerca de 27% da carga total (73 mil MW) naquele horário.

A energia só voltou completamente por volta das 14h30 do mesmo dia em todo o País. Uma nova reunião de avaliação está marcada para o dia 1º de setembro.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados