Comércio varejista no Ceará tem queda de 4,3% em 2015

A receita nominal teve variação de 2,9%, resultado 0,3 pontos percentuais abaixo da variação verificado no País (3,2%)

Escrito por Agência Brasil/Diário do Nordeste ,

O comércio varejista cearense fechou 2015 com uma queda de 4,3% no volume de vendas, mesma queda registrada a nível nacional. A receita nominal teve variação de 2,9%, resultado 0,3 pontos percentuais abaixo da variação verificado no País. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No comércio varejista ampliado, ou seja, que inclui também as atividades de veículos e material de construção, a queda foi ainda maior: 8,3%.

Brasil

Apesar da queda de 4,3% no volume de vendas do comércio varejista brasileiro. No entanto, a receita nominal dos oito segmentos do varejo cresceu 3,2% no período. Os dez setores do chamado varejo ampliado no País tiveram recuo de 8,6% no volume de vendas e de 1,9% na receita nominal.

Entre novembro e dezembro, os oito setores do comércio varejista tiveram quedas de 2,7% no volume de vendas e de 1,9% na receita nominal. Já na comparação de dezembro de 2015 com o mesmo período de 2014, houve redução de 7,1% no volume de vendas e alta de 2,8% na receita nominal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.