Apenas 9% das micro e pequenas empresas pretendem contratar

A pesquisa realizada pelo SPC Brasil identificou ainda que 15% dos empresários pretendem demitir neste período, uma média de dois funcionários por empresa

Escrito por Redação ,

Apenas 9% dos micro e pequenos empresários varejistas e prestadores de serviços (MPE) pretendem contratar mão-de-obra nos próximos três meses, é o que aponta a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para 32% dos entrevistados, a principal dificuldade enfrentada para a manutenção e o crescimento de suas empresas é o cenário político-econômico.

A pesquisa identificou que, de fato, o cenário pode já estar influenciando, pois 15% das MPEs pretendem demitir nos próximos três meses - uma média de dois funcionários por empresa. 

"Para os micro e pequenos empresários, além do cenário político-econômico (32%), as principais dificuldades para conduzir a empresa são a prática de conquistar e manter clientes (15,4%) e a carga tributária elevada (13,6%)", explica o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.

Quando analisada a percepção sobre o que é ser um empresário no Brasil, a questão mais levantada pelos entrevistados é o desafio dessa posição. Segundo Pinheiro, o cenário político-econômico atual influencia fortemente essa percepção (para 32% dos entrevistados).

Metodologia

O estudo considerou apenas as micro e pequenas empresas com mais de um funcionário, e um faturamento médio anual de R$ 439 mil e mensal de R$ 36.500 mil. 

Os empresários entrevistados pertencem ao segmento de Varejo (52,5%) dos setores alimentícios, vestuário, materiais de construção e móveis e decoração; e de Serviços (47,5%), do setor alimentício, serviços financeiros, tecnologia e informática, transportes, e da área da saúde.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.