Um encontro entre o governador do Estado, Camilo Santana, e o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, logo após o evento que lançará oficialmente o hub da Air France/KLM, pode ser o pontapé inicial das operações comerciais no Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati. Nesta segunda-feira (30), em visita ao terminal aeroportuário, o executivo da companhia aérea e o governador devem tratar de rotas entre os aeroportos regionais, como voos entre Fortaleza e Aracati ou mesmo Aracati e Jericoacoara, por exemplo.
Passando pelo mesmo processo ao qual foi submetido o Aeroporto de Jericoacoara, situado no município de Cruz, o terminal de Aracati, a 235 quilômetros da Capital cearense, aguarda a certificação da qual precisa para operar voos comerciais, a ser emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Certificação
De acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson Ferreira, falta ser apresentado à Anac o Nível de Proteção Contra Incêndio Existente (NPCE). "Isso é o que vai indicar qual aeronave vai poder pousar no Aeroporto de Aracati em função desse preparo, dos bombeiros e do equipamento", destaca, acrescentando que a aquisição desse material de combate a incêndio está em processo de licitação.
Há 40 dias, o governo deu entrada na Anac no processo de certificação do terminal de Aracati. O coronel Paulo Edson Ferreira ressalta que técnicos da Agência ainda devem visitar o equipamento para realizar inspeção, mas ainda não há data definida para que isso ocorra. Quanto à Gol, o coronel destacou que a companhia "está em fase de estudos internos da malha para verificar a viabilidade de voos para Aracati".
Impactos
Cumprindo agenda em Messejana no último sábado (28), Camilo Santana reforçou que foi solicitado ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) estudo para medir os impactos do centro de conexão de voos na economia de Fortaleza e do Ceará. "Eu não tenho dúvidas de que isso vai gerar emprego, vai movimentar a economia e gerar mais oportunidade para os nossos jovens. Nós vamos qualificar a população para isso, para aproveitar essas oportunidades", destacou.
O governador ressaltou ainda os impactos da chegada da nova concessionária do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a Fraport, relembrando que a empresa alemã "vai investir quase R$ 2 bilhões nos próximos anos". "Tem as aeronaves novas da Air France, da KLM, os cinco voos regionais... São mais 150 empregos da Fraport e tudo isso vai puxando e movimentando a nossa economia", acrescentou.
Aviação regional
O encontro entre o governador e o presidente da Gol traduz o interesse do governo estadual em fortalecer a aviação cearense. Na avaliação do coronel Paulo Edson Ferreira, o hub da Air France-KLM deve alavancar "e muito a aviação no Estado".
"Vamos ter um forte incremento de passageiros por ano. Serão muitos turistas e a aviação regional já vai estar devidamente preparada para receber esses voos. Temos 12 aeroportos regionais, com destaque para o de Aracati e o de Jericoacoara, nos quais esses turistas podem ser distribuídos", detalha.
Em entrevista ao Diário do Nordeste neste mês, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, enumerou o desenvolvimento da aviação regional como um dos impactos da vinda do hub. O executivo avaliou que os voos conectando cidades menores "são uma possibilidade real".