Aeroporto cheio de novidades

Escrito por DANIEL PRACIANO , daniel.nobre@svm.com.br
Legenda: Fraport Brasil administra o Fortaleza Airport ou Aeroporto Internacional de Fortaleza
Foto: Foto: Diário do Nordeste

O Aeroporto de Fortaleza, com a administração da alemã Fraport, prometeu, em janeiro de 2019, entregar nove novas tecnologias até este ano. Já foram sete inauguradas (veja a lista completa aqui). Faltam apenas duas: a substituição do controle de acesso para melhorar a segurança e a implantação de E-Gates para passaportes, como aconteceu, por exemplo, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ambas estão em andamento. Para mim, uma pequena alteração que foi muito benéfica chama-se Wi-Fi. A qualidade do serviço é bem superior à outrora entregue. Também melhor do que temos em outros aeroportos nacionais que já circulei.

A mais

Uma novidade tecnológica que poderia ser implantada é um raio-x das malas na hora em que as mesmas são entregues para a companhia aérea (com disponibilização para o passageiro do vídeo gravado). Isso daria uma segurança a mais para que ninguém tivesse a ideia de violar as bagagens e incluir, digamos, pacotinhos suspeitos dentro delas. Acho que só falta isso, e não só apenas no Aeroporto de Fortaleza, para nos dar mais tranquilidade.

Facebook

Por falar em segurança, a rede social Facebook parece que quer entrar de vez na briga contra a manipulação de notícias e fatos, seja de que forma for. A mais recente atuação da empresa de Mark Zuckeberg é contra as deepfakes, sejam elas simples e feitas em editores de fotos/vídeos básicos ou aquelas que usam de alta tecnologia como deep learning (conhecido como aprendizado profundo) e Inteligência Artificial.

Fora

Segundo comunicado enviado para a imprensa na semana que passou, o Facebook pretende excluir o quanto antes os vídeos produzidos e inseridos em sua rede social. O objetivo é eliminar a chance que tais produtos possam denegrir a imagem e a carreira de alguém e que consigam interferir nos rumos de uma eleição, por exemplo. A ideia é boa, fundamental, mas chega tarde para muitos casos.

Descarte correto

Quem não tem ideia do que fazer com celulares, carregadores e baterias velhos, quebrados ou que estão sem uso, podem depositá-los nas urnas de coleta existente em todas as lojas Vivo. Desde 2006, a operadora oferece aos clientes e não clientes urnas em todas as suas lojas para a coleta e destinação desses materiais que estão sem uso.

Destino

Após recolhidos, os equipamentos são encaminhados para empresa especializada, responsável pela reciclagem e destinação adequada de seus componentes, em total conformidade com as normas ambientais. O programa de reciclagem da Vivo, o "Recicle com a Vivo", chegou à marca de 110 toneladas e mais de 1,1 milhão de aparelhos reciclados em todo o País. A empresa investiu recentemente R$ 1 milhão na renovação de 100% das urnas de coleta e está trabalhando em ações de reforço para aumentar a adesão dos clientes ao programa e garantir o destino adequado dos resíduos.

Canadá quer profissionais de TI

Se você é da área de Tecnologia de Informação (TI) como banco de dados, programador web, programador voltado para smartphones, entre outras carreiras, pode ter várias oportunidades de emprego lá fora, mais precisamente, no Canadá. O país da América do Norte é conhecido por ter vários programas de imigração e tem alguns voltados para as pessoas da área de TI. Logicamente que não é só ser formado. Inglês (avançado) e experiência na área são fundamentais. Para saber mais veja aqui. Boa sorte.

A Lenovo lançou seu notebook

Novo laptop no mercado brasileiro. Trata-se do Ideapad S145 com armazenamento SSD de 512GB M.2 NVMe. O notebook traz à linha a capacidade de armazenamento aprimorado com o SSD 660p da Intel com preço a partir de R$ 3.899. Ele tem 4 opções de cores e 8GB de memória RAM, além de placa de vídeo NVIDIA GeForce MX 110 com 2GB dedicados GDDR5. Ele também possui tela com abertura de 180º antirreflexo de 15.6" Full HD. Uma nova opção para quem precisa de um notebook um pouco mais avançado para começar trabalhos de edição de fotos e vídeo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados