Quem ganhou o Carnaval de São Paulo? Veja como foi a apuração
Confira a apuração
A Mancha Verde é a campeã do Carnaval 2022 de São Paulo. A apuração das escolas de samba do grupo especial de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (26), no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, e definiu a vencedora.
Esse é o segundo título da história da Mancha. O primeiro foi em 2019, no penúltimo ano antes da interrupção dos desfiles pela pandemia de Covid.
Para avaliar as agremiações, o grupo de jurados escolhido pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo se baseou no Manual do Julgador.
Veja também
Acompanhe a apuração do Carnaval 2022 em SP
Todos as escolas de samba estão empatadas após a leitura das notas do primeiro quesito, harmonia. Algumas escolas se beneficiaram pelo descarte da menor nota, com algumas tirando 9,9.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira mudaram a situação na apuração de São Paulo. Estão empatadas em primeiro lugar, com 60 pontos: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde.
O próximo quesito foi o enredo, que teve as notas lidas pelo Mestre Zulu. Mocidade, Rosas, Tucuruvi, Vila Maria, Império e Gaviões estão empatadas com 90 pontos.
Após o quesito evolução, as colocações tiveram mudança. Agora apenas Mocidade, Tucuruvi e Império estão com 120 pontos, com a Mocidade em primeiro lugar por quesitos de desempate.
Mocidade segue na liderança, com 150 pontos, na frente de Império e Tucuruvi, também com a mesma quantidade de pontos, depois da leitura das notas de bateria.
Fantasia foi o quinto quesito, que terminou com Mocidade ainda na frente. Mancha e Vila Maria estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O último quesito, Comissão de Frente, foi marcado por disputas entre mais de uma escola. Mas a Mancha Verde abriu distância o suficiente e foi a grande campeã.
Quesitos
As escolas serão julgadas nos quesitos harmonia, samba-enredo, bateria, alegoria, comissão de frente, enredo, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, além de evolução, com notas que variam de nove até dez, com uma casa decimal. Caso algumas exigências não sejam cumpridas, haverá também punições com descontos na nota.
Em caso de empate, as escolas decidiram em reunião com a Liga que o primeiro quesito a ser considerado para a definição será a nota da comissão de frente.
A apuração se divide em nove quesitos Veja a ordem:
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira
- Enredo
- Evolução
- Bateria
- Fantasia
- Alegoria
- Samba-enredo
- Comissão de Frente
Veja as escolas que disputam em São Paulo
- Dragões da Real
- Império de Casa Verde
- Gaviões da Fiel
- Unidos de Vila Maria
- Mancha Verde
- Barroca Zona Sul
- Águia de Ouro
- Acadêmicos do Tatuapé
- Mocidade Alegre
- Rosas de Ouro
- Vai-Vai
- Tom Maior
- Colorado do Brás
- Acadêmicos do Tucuruvi