Enem 2021: veja horários de abertura dos portões e início das provas de domingo (21)

Participantes devem ficar atentos também ao tempo limite de entrada nos locais de término das provas

Prova Enem
Legenda: Os gabaritos das provas objetivas estarão no site e aplicativo do Inep até o dia 1º de dezembro
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de participantes em todo o país, tanto na versão impressa quanto na versão digital.

Neste domingo, o primeiro dia de prova, serão aplicados exames de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.

Horários de abertura dos portões e início das provas do Enem 2021:

21 novembro

12h - abertura dos portões
13h - fechamento dos portões
13h30 - Início das provas
19h - término das provas do primeiro dia

Que horas termina a prova do Enem

O exame tem duração de 5 horas e 30 minutos. Ou seja, vai  das 13h30 até as 19 horas. Este é o tempo para os candidatos responderem às provas e preencherem o gabarito.

Fusos horários diferentes

Em estados como Amazonas e Mato Grosso, cujo horário local tem uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, a prova também será aplicada uma hora antes. Assim, o exame vai começar às 12h30 no horário local. No Acre, estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.

Já os gabaritos das provas objetivas estarão no site e aplicativo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 1º de dezembro. 

A prova

O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Anualmente, o Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior em universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas com convênio com o Inep.

 

 

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab