Novo livro da escritora cearense Tércia Montenegro ganha data de lançamento

Romance "Em plena luz" está em pré-venda e chega às prateleiras em 16 de setembro pela Companhia das Letras, com trama ambientada em Paris e Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Nova publicação marca o retorno de Tércia ao gênero romance
Foto: Foto: Renato Parada

Um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea cearense, Tércia Montenegro teve detalhes de seu novo livro divulgados nesta terça-feira (27) pelas redes sociais da Companhia das Letras, editora à frente da publicação. É a segunda parceria da escritora com a casa, que, em 2015, publicou "Turismo para cegos".

"Em plena luz" chega às prateleiras nacionais no dia 16 de setembro e, aos que desejam antecipar a compra, a obra já está em pré-venda no site da Amazon. Trata-se do segundo romance de Tércia, mais conhecida pela produção em contos.

Conforme divulgação, a trama é ambientada na Paris dos atentados terroristas de 2015, enfocando em temáticas como fugas, violência, arte e o poder transformador do amor.

Em linhas gerais, Lu, uma fotógrafa e escultora, foge para a França após separar-se de Zeno, homem estranho que aluga limusines. Ela encontra-se em Paris quando ocorrem os atentados à boate Bataclan e ao restaurante Petit Cambodje. 

Contudo, nessa cidade tão propícia ao amor, a artista tem um relacionamento com um homem que encontra ao acaso, Étienne, matemático vibrante e recluso, cuja obsessão compulsiva por limpeza torna a vida extenuante. 

De volta a Fortaleza, sua cidade de origem, Lu é procurada por Caio, jornalista com quem se envolve amorosamente e a quem concede entrevistas sobre a experiência de assistir aos atos de terror. 

Legenda: Na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, dividiu mesa com Eduardo Agualusa
Foto: Foto: Felipe Abud

Experiência

Descrito como "inquietante e bem estruturado", o novo romance - com capa assinada por Tereza Bettinardi - deve proporcionar aos leitores mais uma experiência de imersão pelas letras precisas, sensíveis e ousadas da escritora.

Premiada, Tércia Montenegro é autora de, entre outras obras, "O Vendedor de Judas" (1998), "O tempo em estado sólido" (2012), "Os Espantos" (2012) e "Dicionário Amoroso de Fortaleza" (2014). Também escreveu livros de literatura infantil, a exemplo de "O Gosto dos Nomes" (2007), "Vitor Cabeça-de-vento" (2007) e "Cores de gatos e rosas" (2010).

Recentemente, integrou a programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, dividindo mesa com o angolano Eduardo Agualusa e participando de atividades do eixo Bienal fora da Bienal, por exemplo.

Em plena luz
Tércia Montenegro

Companhia das Letras
2019, 160 páginas
R$ 69,90/ R$ 39,90 (kindle - em pré-venda pelo site da Amazon)

Assuntos Relacionados