Separação de resíduos e descarte adequado são ações para reduzir lixo solto nas ruas

A destinação adequada dos resíduos é uma das iniciativas simples que proporciona a geração de menos lixo

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: Separação de resíduos para reciclagem
Foto: Divulgação

A participação da população ao separar e levar os recicláveis para os ecopontos é fundamental para impulsionar a reciclagem e diminuir a geração de lixo solto nas cidades e nos aterros.

O acúmulo excessivo de lixo representa um desafio global, com impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública. A contaminação do solo, da água e do ar, a proliferação de doenças e o agravamento das mudanças climáticas são algumas das consequências do descarte inadequado dos resíduos. Para construir um futuro mais verde e saudável para as próximas gerações, é fundamental repensar os hábitos e adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

Para o coordenador ambiental da Marquise Ambiental, Átila Gomes, é fundamental que a população pratique ações voltadas para a sustentabilidade em todos os ambientes que frequente, especialmente em casa. “Buscar soluções e mudar os hábitos para que haja a separação e destinação correta dos resíduos são pontos muito importantes a serem realizados pela comunidade. Além disso, vemos que a prática dos 3R’s — Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar — é a base para desenvolver uma cultura sustentável e menos agressiva ao meio ambiente”, comenta.

Algumas das ações e iniciativas que geram essa cultura sustentável e ajudam a reduzir a quantidade de lixo gerada em casa são:

1. Separação dos resíduos em casa

  • Separar o lixo corretamente: materiais como papel, plástico, metal e vidro devem ser separados dos materiais orgânicos, limpos e destinados aos Ecopontos para reciclagem. Já os materiais orgânicos, como restos de comida, devem ser embalados em sacos plásticos e deixados fora de casa no dia e hora certa para que o caminhão da Ecofor faça a coleta.
  • Contribuir para a economia circular: a reciclagem diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários, economiza recursos naturais e gera novos produtos a partir de materiais já utilizados.

2. Redução, Reutilização e Reciclagem

  • Dar nova vida aos materiais: reaproveitar potes de vidro, caixas de papelão e roupas para criar objetos ou decorações;
  • Compostar o lixo orgânico: transformar restos de alimentos em adubo rico para as plantas, diminuindo a quantidade de lixo enviado para os aterros sanitários.

3. Transformação social

  • Incentivar a educação ambiental: por meio do Programa Ecocidadão, a Marquise Ambiental e a Ecofor  promovem a conscientização socioambiental da população com ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos que interferem na conservação do meio ambiente urbano. Através do trabalho de educadores ambientais, que realizam visitas porta a porta, lideranças de bairro e comunidades recebem educação ambiental para a correta separação e destinação dos resíduos. Há também a iniciativa do programa na revitalização e transformação de 376 pontos de lixo da cidade em espaços de convivência com grafite e jardinagem no último ano. Além disso, o Programa Ecocidadão leva Educação Ambiental às crianças e adolescentes, que aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro a descartar o lixo de forma correta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.