Saiba como incluir o símbolo do autismo na nova carteira de identidade no Ceará

Pefoce emitiu mais de 33 mil identidades com símbolo do TEA nos últimos cinco anos

Escrito por Redação ,
Identidade
Legenda: Símbolo do TEA na identidade pode auxiliar no acesso a serviços públicos e particulares
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Instituto-geral de Perícias do Rio Grande do Sul

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça-feira (2). Um dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista é a inclusão do símbolo do TEA nas novas Carteiras de Identidade Nacional (CINs).  

Representado por uma fita desenhada com peças de quebra-cabeça coloridas, o símbolo do autismo nos documentos pode trazer maior acessibilidade em órgãos e serviços públicos e particulares.

Veja também

No Ceará, a Perícia Forense (Pefoce) realiza a emissão da carteira com o símbolo do TEA. Mais de 33 mil RGs com o ícone foram emitidos nos últimos cinco anos, segundo balanço divulgado nesta terça. A seguir, confira como emitir o documento.

Como solicitar a inclusão

Para a inclusão do símbolo do TEA no RG, é preciso fazer o agendamento no site da Pefoce e ir até a sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHBP), no bairro Gentilândia, no dia agendado.

O local possui uma sala sensorial, que é um espaço projetado para reduzir as possíveis crises sensoriais. No dia do atendimento, é preciso apresentar o atestado médico que confirma a condição na recepção da CIHPB. A seguir, confira um passo a passo de como solicitar a inclusão.

  1. Faça o agendamento no site da Pefoce;
  2. Escolha a opção "sala sensorial";
  3. Compareça na sede da CIHPB no dia agendado;
  4. Apresente o atestado médico com o diagnóstico de TEA. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados