Saiba como adotar cartas e presentear crianças na campanha Papai Noel dos Correios

Padrinhos e madrinhas do Ceará podem adotar cartinhas e entregar os presentes até a próxima quarta-feira (20)

Escrito por Gabriela Custódio , gabriela.custodio@svm.com.br
Homem vestido de papai noel segura carta recebida pelos correios
Legenda: A campanha Papai Noel dos Correios é realizada há 34 anos e começou com uma ação de solidariedade dos funcionários da estatal
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

De kit escolar a iPhone, passando por bicicletas, skates, patins, patinetes, slime, bola, bonecas, videogame e calçados. Em cartas endereçadas ao bom velhinho, crianças de todo o Brasil abrem o coração na esperança de ganhar esses e outros itens como presente de Natal. Para conseguir atender aos desejos dos pequenos, há 34 anos a campanha Papai Noel dos Correios disponibiliza os pedidos para que pessoas físicas, empresas e órgãos públicos os adotem e os tornem realidade. A adoção das cartinhas e a entrega dos presentes ocorre até o dia 20 de dezembro.

No Ceará, 1.500 pedidos já foram atendidos, mas outras 4.500 cartas ainda estão à espera de padrinhos e madrinhas. Uma delas é do Danilo, de 13 anos, que desde pequeno sonha em ter uma bicicleta. Neste ano, o jovem morador de Crato, no Cariri cearense, resolveu pedir uma de presente ao Papai Noel. “Pode ser uma já usada por alguém. Muito obrigado e Feliz Natal”, diz.

Carta de Danilo
Legenda: Danilo mora no Crato, interior do Ceará
Foto: Reprodução / Papai Noel dos Correios

A pequena Anna Rebeca, que tem 6 anos e mora em Limoeiro do Norte, é fã do desenho animado Winx Club. Por isso, ela pediu uma boneca das personagens. “Eu assisto todos os filmes e gosto muito”, conta ela. Ana Sophia, de Fortaleza, disse ao Papai Noel que melhorou as notas na escola e queria muito ganhar um par de patins ou uma boneca bebê reborn de silicone. Por fim, deixou um recado para a Mamãe Noel. “Beijos para ela. Espero que o Natal seja lindo”, escreveu a menina.

Na manhã da próxima terça-feira (19), 68 alunos do Centro de Educação Infantil Maria Felício Lopes, localizado no Cais do Porto, vão receber os presentes da campanha. A coordenadora de negócios e operações, Francimarta Oliveira Barros, irá representar a superintendente da estatal, e estará acompanhada de pessoas da comunidade escolar, padrinhos corporativos, empregados e empregadas, além do Papai Noel.

COMO ADOTAR UMA CARTINHA

Para ser padrinho ou madrinha de uma criança (ou mais), basta adotar uma carta, comprar o presente e entregá-lo em um dos pontos de coleta da cidade. Ele deve estar identificado com as informações da carta escolhida. Em todo o Brasil, mais de 6 milhões de crianças tiveram seus pedidos atendidos e 93 mil cartas disponíveis.

Cartas de Anna Rebeca e Ana Sophia
Legenda: Cartas de Anna Rebeca, de Limoeiro do Norte, e Ana Sophia, de Fortaleza
Foto: Reprodução / Campanha Papai Noel dos Correios

A adoção da cartinha pode ser feita de forma presencial ou on-line. Para retirar pessoalmente, o padrinho ou a madrinha deve ir a uma das unidades dos Correios participante da ação, que estão listadas no Blog do Noel, na seção “Pontos de adoção / entrega de presentes”.  Basta informar o estado, a cidade e o bairro desejado para conferir os endereços. É em umas dessas agências que os presentes também devem ser entregues.

No site também é possível fazer uma adoção on-line. Ao informar o estado e a cidade de residência, as cartinhas disponíveis são exibidas para que o padrinho ou a madrinha escolha qual desejo pode realizar. É possível filtrá-las por idade, sexo e pedido.

Após a compra do presente, deve-se voltar ao blog da campanha para imprimir a etiqueta de identificação. Caso a impressão não seja possível, o padrinho ou a madrinha deve ir a uma unidade dos Correios participante com o código da carta, disponível na etiqueta.

A campanha Papai Noel dos Correios teve início com uma ação de solidariedade dos funcionários da estatal e depois virou um programa corporativo aberto para a participação de toda a sociedade.

Os Correios recebem os pedidos e selecionam aqueles que são de crianças do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental de escolas da rede pública e de instituições parceiras — como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Cartas enviadas por crianças com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social também são disponibilizadas para adoção.

Quem quiser participar da campanha deve estar atento a falsas cartas. A estatal alerta que não é feita a distribuição diretamente à população, em suas residências — apenas nos locais indicados no Blog do Noel. "E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ", informa um comunicado dos Correios.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados