Gavião-carijó e jiboia são resgatados pela Polícia Militar em Fortaleza e Sobral
Animais estavam feridos e estão sendo cuidados
A semana começou com operações de resgate de animais silvestres na Capital e no interior do Estado. Entre a terça-feira (28) e a quarta-feira (29), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou um gavião-carijó e uma jiboia, que corriam riscos em áreas urbanas.
O primeiro resgate aconteceu no bairro Itaperi, em Fortaleza: um filhote de gavião-carijó que estava machucado e cercado por gatos. No momento, o pequeno está aos cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Já a segunda operação ocorreu em Sobral, na CE 362, quando o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) encontrou uma jiboia com sinais de atropelamento. A cobra foi socorrida e encaminhada para o Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (Uninta).
Veja também
Como proceder ao encontrar animais silvestres
Apenas equipe especializadas devem fazer resgates de animais silvestres. Por isso, segundo o BPMA, é preciso manter distância e evitar alimentar ou interagir com o animal, que pode se assustar e se comportar de forma agressiva.
Ao encontrar um bichinho em situação de risco ou que cause perigo à comunidade, contate as autoridades competentes:
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193
Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 / 190