‘Casas de ferro’: kitnetes de contêineres em Fortaleza receberão os primeiros moradores em agosto

Estrutura com 20 kitnetes foi erguida durante a pandemia e surge num contexto de novidade na Capital

Escrito por Lucas Falconery , lucas.falconery@svm.com.br
Residencial
Legenda: Residencial homenageia o avô do proprietário
Foto: Kid Júnior

Um condomínio de kitnetes feito de contêineres surgiu, “do dia para noite” aos olhos da vizinhança, na Rua Tenente Benévolo, em Fortaleza, e deve receber os primeiros moradores na próxima semana. Com menor tempo de execução, a obra também teve redução de 40% dos custos.

São 20 moradias divididas em 3 tamanhos diferentes: 15m², 18m² e 30m². Os kitnetes, com isolamento térmico e pintura para proteger os efeitos do sol, são inaugurados em um contexto de poucas construções feitas nessa modalidade. O condomínio tem 2 andares.

Veja também

“Os moradores estão encantados, eu recebo WhatsApp (com curiosidades) de tanta gente, e já veio uma pessoa querendo que a gente faça para ele”, conta o proprietário, David Rodrigues, de 40 anos.

O Residencial Gerardo Campos, nome dado em homenagem ao avô de David, está nos últimos acabamentos de pintura e reforma da calçada. Em meio a esse processo, já chegam os primeiros objetos das mudanças e plantas que devem enfeitar o local.

Mas, todo esse movimento para morar “em casas de ferro”, no calor do Ceará? “Todos os contêineres têm isolamento térmico, que pode ser de isopor largo e lã de vidro, mais a estrutura que pode ser drywall ou PVC, que eu coloquei nos kitnetes”, explica.

O projeto do condomínio foi feito por engenheiro, arquiteto e com apoio de uma empresa para adaptação dos contêineres de 2x12m. Os blocos de metal foram adquiridos no Porto do Pecém, mas não com facilidade.

Estrutura
Legenda: Estrutura recebeu pintura para evitar desgaste com o sol
Foto: Kid Júnior

“Não foi tão simples, porque a escassez dos contêineres está grande e também deu um boom no valor. Quando eu comprei um ano atrás era um preço, hoje já é bem mais caro”, contextualiza David.

Depois do projeto e ajuste das peças de contêiner, a etapa seguinte foi levar os blocos para o local. “Eu tive que pedir a solicitação para fechar a rua, porque o guindaste teve que parar no local e ficamos uma madrugada inteira, de 23h às 7h, de sábado para domingo”, lembra.

Daí, como o proprietário associa, o processo funciona como brinquedos de montar. Os contêineres são encaixados e no início da manhã já estavam montados. Na sequência, começam as instalações elétricas, hidráulicas, colocação de piso e PVC nas paredes.

“Quando eu fui fazer, o meu medo era esse: não tinha nenhum projeto além do meu, pelo menos eu não achei. Tem motéis, escritórios, lanchonetes, pousadas, mas moradia assim em condomínio não tem”, frisa.

O Diário do Nordeste solicitou o número de registro de construções feitas com contêiner ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). No entanto, não há esse tipo de levantamento. Com isso, não há informações oficiais sobre outros condomínios do tipo.

Condomínio está nos últimos ajustes de acabamentos
Legenda: Condomínio está nos últimos ajustes de acabamentos
Foto: Acervo pessoal

Pesquisa para a construção

Apesar de parecer ter surgido rapidamente no local, a construção começou depois de cerca de um ano de estudos do proprietário, que passou a entender o funcionamento dos imóveis de contêiner no Sul do País, Estados Unidos e Europa.

David começou a buscar pela alternativa quando se deparou com o aumento expressivo no preço dos materiais de construção no início da pandemia de Covid. Até então, a ideia era ampliar o número de kitnetes para alugar feitos da forma mais comum.

Projeto
Legenda: Projeto foi feito com apoio de arquiteto e engenheiro
Foto: Arquivo pessoal

“Fiz o projeto para fazer um outro prédio de alvenaria, peguei o orçamento com a construtora e infelizmente ficou muito caro, porque quando a pandemia chegou o material de construção deu um salto absurdo”, lembra.

Eu estava dentro do meu quarto quando eu recebi o orçamento da construtora e comecei pesquisar outros tipos de construção e descobri o contêiner. Fui estudar, saber onde fazia e buscar informações
David Rodrigues
Proprietário

Depois disso, a obra levou cerca de um ano para a conclusão com alguns momentos de pausa. Até a próxima semana, como estima o proprietário, serão concluídos os últimos acabamentos.

Apartamentos
Legenda: Apartamentos devem receber primeiros moradores a partir da próxima semana
Foto: Kid Júnior

Construção com contêiner 

Como as obras tradicionais, edificações com contêineres devem ser registradas no Crea-CE e na Prefeitura. São exigidos alvará, registro em cartório, cadastro de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.

“Está começando a ter projetos arquitetônicos específicos para isso, porque há pouco tempo eram utilizadas apenas para instalações provisórias, como escritórios de obras e depósitos de materiais. De uns anos para cá, isso foi ficando mais sofisticado”, explica o engenheiro Emanuel Mota, que já foi presidente do Crea.

Com isso, a equipe deve ser formada por arquiteto, engenheiro civil e engenheiro mecânico. Não há a classificação "contêiner” para o registro nos órgãos competentes, mas pode ser feita a inscrição geral. “É um projeto geral usando materiais mistos, porque vai ter concreto, container, revestimento acústico e térmico”, exemplifica.

Varandas
Legenda: Varandas chamam atenção de quem passa pela rua
Foto: Kid Júnior

Os custos são relativos e os preços dos contêineres são definidos em dólar, além da escassez em alguns períodos. O uso desse material torna a obra mais ambientalmente sustentável, porque são blocos descartados. Outra vantagem está no tempo de execução.

“Você leva menos tempo para ter o bem no tempo de uso do que em métodos tradicionais, porque estão prontos e basta uma adaptação. Diminui o tempo da obra, em alguns casos, na metade do tempo”, completa Emanuel.

Temos que ficar atento às novas tecnologias e associá-las ao nosso dia a dia, porque a tendência é que os materiais de construção tradicionais entrem em escassez por serem recursos naturais
Emanuel Mota
Engenheiro civil

A técnica começa a ser utilizada no Ceará para levantar espaços comerciais e as primeiras residências também são levantadas.

“Já vemos construções nesse sentido, principalmente, de lojas e pontos comerciais. Residências ainda não tanto, mas até alguns shoppings, como no Guararapes, foram construídos somente com contêiner", acrescenta.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados