Fortaleza amanheceu sob intenso temporal nesta manhã de sexta-feira (15). A cidade, que registra precipitações desde a madrugada, está sob alerta de perigo, expedido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido ao risco de chuvas fortes.
Em alguns bairros, a visibilidade foi reduzida devido ao céu fechado. A Capital registra alagamentos em algumas localidades, afetando o tráfego de carros e causando demora incomum no trânsito. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre 7h de quinta-feira (14) e 7h desta sexta, o município acumula um volume de 73,2 mm — sendo a quinta maior chuva, até a atualização de 10h20 desta manhã.
O Inmet emitiu o sinal laranja — segundo mais intenso na escala de três —, que segue em vigor até as 18h de sábado (16), advertindo sobre a possibilidade de atividade pluviométrica de até 100 mm por dia; ventos intensos, que podem alcançar os 100 km/h; além de chances de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
Árvore cai e atinge carro e fiação na Aldeota
Na rua Carlos Vasconcelos, próximo ao cruzamento com a avenida Santos Dumont, no bairro Aldeota, uma árvore caiu, bloqueando as duas faixas da via e provocando a interrupção do serviço de energia elétrica no local, segundo o Corpo de Bombeiros. A Enel informou que técnicos estão no endereço, trabalhando na substituição da estrutura.
Um veículo, que passava pelo trajeto no momento da queda, acabou sendo atingido. Conforme a corporação, o motorista saiu do veículo sozinho. Conforme a corporação, o homem relatou sentir dores no pescoço e foi encaminhado a uma unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em nota, a Prefeitura de Fortaleza detalhou que a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) realizará, ainda nesta manhã, o recolhimento da árvore.
Recolhimento de árvores
No comunicado, o Município ressaltou que para o recolhimento de galhos e de árvores caídas em logradouros públicos, o cidadão pode encaminhar o pedido pelo número de WhatsApp (85) 9 8682-2269. O contato é exclusivo para o recebimento de demandas de árvores caídas e, por meio dele, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, junto ao endereço da ocorrência.
No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e em feriados, a demanda deve ser solicitada junto ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Previsão do tempo
A Funceme divulgou, nessa quinta-feira, que a previsão para esta sexta-feira é de aumento de nebulosidade e de eventos de chuvas em todo o Estado, mas em especial no Centro-Norte — incluindo Fortaleza e Região Metropolitana.
A tendência ao longo do fim de semana para o Ceará, segundo a instituição, é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.