Caucaia terá 5G até o fim do ano

Escrito por Redação ,

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), deve ser o primeiro município cearense a ter a cobertura da nova geração de telefonia móvel, o 5G, segundo revelou o secretário Daniel Cavalcante (Planejamento Urbano e Ambiental). Ele contou que a Prefeitura foi procurada por uma operadora – cuja identidade mantém sob sigilo – para instalar antenas em cinco bairros até o fim do ano.

“A iniciativa partiu da empresa, que já tinha a direção de quais bairros colocar, sempre os de mais concentração”, afirmou o titular da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (Seman) de Caucaia. Os bairros são: Jurema, Cumbuco, Icaraí, Tabapuá e Centro.

O trabalho para a instalação dos equipamentos, segundo Cavalcante, deve levar cerca de 4 a 6 meses, quando o sinal para ligações e dados móveis deve começar a ser testado. 

No entanto, o secretário disse não ter informações de como a operadora deve operar isso, mas disse que a partir das próximas reuniões já programadas terá mais detalhes da operação. As informações sobre os investimentos da companhia também devem ser reveladas nas próximas reuniões.

Nova tecnologia

A quinta geração de telefonia móvel já vem sendo testada em outros países e tem previsão pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de chegar comercialmente ao Brasil até 2020. A promessa, como não poderia deixar de ser, é de um sinal mais limpo e de maior velocidade de transmissão. Para se ter ideia, o 5G tem velocidade de 10 Gbps, que representa 10 vezes a prevista para o 4G. 

Financeiramente, a nova tecnologia deve proporcionar também um aumento da capacidade de forma de baixar o custo por bit da banda larga móvel.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.