Parque Tecnológico da Unifor estimulará avanço econômico

Trabalho desenvolvido no equipamento estará alinhado às demandas sociais da Capital e do Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: O diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor, professor Vasco Furtado, a reitora da Universidade, Fatima Veras, e o prefeito Roberto Cláudio
Foto: Foto: Fabiane de Paula

A Universidade de Fortaleza (Unifor) deu mais um importante passo no caminho da inovação nessa sexta-feira (14), com a inauguração oficial de seu Parque Tecnológico (TEC), cujas empresas estão instaladas no campus da Instituição, a maioria delas no bloco M. O evento contou com a presença de diversos representantes do mercado, da academia e do poder público.

> Interação entre setores para inovar

Incentivado pelo Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor), o empreendimento abriga os setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa e uma incubadora.

Por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, as empresas do TEC têm a oportunidade de ser beneficiadas pela capacidade científica e técnica dos pesquisadores da Universidade de Fortaleza, criando soluções inovadoras para problemas correntes e inovações que conquistem novos mercados.

Empresas

Multinacionais e empresas reconhecidas no mercado, como Eletra Energy Solution, G4Flex, Ivia, Mob Telecom, Nuteral, Serttel e Softtek, fazem parte do equipamento. Empresas do Grupo Edson Queiroz também estão presentes no TEC Unifor.

A Nacional Gás Butano, distribuidora de gás de petróleo liquefeito (GLP), por exemplo, mantém parceria com o Núcleo de Tecnologia da Combustão da Unifor, enquanto a indústria de eletrodomésticos Esmaltec é parceira do Laboratório de Refrigeração e Condicionamento de Ar.

Economia

Durante a inauguração do equipamento, o diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor, professor Vasco Furtado, destacou a importância do TEC, dizendo que o empreendimento contribuirá para o crescimento econômico de Fortaleza e também do Ceará, pois está alinhado às demandas sociais.

Ao falar sobre a aproximação necessária entre universidades e empresas nos dias atuais, no Brasil e no mundo, o professor ressaltou a preocupação da Unifor em gerar impactos positivos na sociedade por meio da inovação, pesquisa e desenvolvimento.

"O que a Unifor mostra, sendo a melhor universidade do Norte e Nordeste, é que a inovação, pesquisa e desenvolvimento fazem parte de seu DNA. Esse é o grande diferencial da Universidade", afirmou Furtado.

Cultura

O professor ainda lembrou que o TEC é um complexo planejado de desenvolvimento tecnológico e empresarial que promove a cultura da inovação e a competitividade industrial, com sinergia entre a Unifor e empresas.

Desenvolvimento

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou da solenidade e disse que, ao inaugurar o TEC, a Unifor dá um passo muito ousado e importante, promovendo não só o nome da Universidade e das empresas que integram o Parque Tecnológico, mas também contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

"Se a gente não inova, e não entende a inovação como parte do negócio, não há como sobreviver no mercado. A Prefeitura de Fortaleza é e continuará sendo consumidora dessa inovação produzida em casa", observou o prefeito, destacando as parcerias que vêm sendo firmadas entre o Município e a Unifor.

Potencial

Roberto Cláudio ainda citou os incentivos tributários que a Prefeitura de Fortaleza fornece a empresas que atuam no segmento de inovação tecnológica, tanto dentro quanto fora do ambiente acadêmico. E falou sobre o potencial da Praia do Futuro para se tornar um "grande ambiente inovador". Atualmente, no local, está sendo construído o Data Center da empresa africana Angola Cables.

Incentivador

A reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, ressaltou que o maior incentivador da criação do Parque Tecnológico foi o chanceler da Unifor, Airton Queiroz, que faleceu no início deste mês. "Essa inauguração, certamente, seria motivo de muito orgulho para ele, que sempre incentivou a aproximação da academia com o mercado e o poder público", comentou.

Ela disse, ainda, que a Unifor, reconhecida também por seu grande compromisso social, "continuará devolvendo ao mercado profissionais qualificados para melhorar as condições de nossa população".

Fique por dentro

Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica.

Assim, empresas, universidades e investidores compartilham o mesmo ambiente, gerando benefícios para a comunidade e polos de desenvolvimento social e econômico. O número de parques tecnológicos, como o famoso Vale do Silício na Califórnia, cresceu rapidamente no mundo a partir da década de 1990.

O que eles pensam

Equipamento fortalece parcerias

"A Unifor está contribuindo para o desenvolvimentos de projetos que fazem a integração entre mercado, empresas e academia. Firmamos parceria com a Unifor neste mês e acreditamos que a área de inovação da Ivia vai evoluir ainda mais"

Edgy Paiva

Diretor de Negócios da Ivia

"Nossa parceria com a Unifor se fortalece com o TEC. Com a captação de novos talentos, vindos do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor, vamos aprimorar nossos serviços. Aqui, os jovens se preparam para o mercado de alta tecnologia"

Carlos Japiassu

Diretor do Global Delivery Center da Softtek

"Com o TEC, mais empresas serão atraídas para a Unifor. A Eletra Energy Solution, parceria da Unifor há dois anos, fica feliz em fazer parte desse time, sendo beneficiada com o conhecimento teórico e prático que é propagado aqui. O TEC coloca a Unifor numa posição de destaque"

Henrique Innecco

Coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da Eletra Energy Solution

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.