Simpósio em homenagem a Alberto Nepomuceno tem programação virtual divulgada

Evento será realizado de agosto a dezembro deste ano pela internet, numa parceria entre o Porto Iracema das Artes e um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Retrato de Alberto Nepomuceno, datado de, aproximadamente, 1908
Foto: Acervo Alberto Nepomuceno

Um dos maiores nomes da música nacional, o compositor e maestro cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920) ganha diversas homenagens neste ano devido ao centenário de morte – completo no dia 16 de outubro. De forma a revisitar e divulgar o incontornável legado do artista, acontecerá o "III SIRIM: Alberto Nepomuceno em foco".

Veja também

O simpósio virtual realizará atividades mensais de agosto a dezembro, numa parceria entre o Porto Iracema das Artes e o Grupo de Pesquisa IRIM, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A programação envolve transmissões pelo Youtube e Facebook do Porto, sempre às 20h.

No roteiro, estão videoconferências com apresentações musicais e mesas-redondas, em que músicos e pesquisadores debaterão aspectos da vida e produções do homenageado. As atividades acontecerão em uma segunda-feira de cada mês, integrando a programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.

Legenda: A cantora Mona Gadelha apresentará, no evento, uma releitura de modinha do compositor em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor
Foto: Divulgação

Além disso, uma série de textos mensais sobre o maestro cearense, escritos pela comissão organizadora da celebração à efeméride, está sendo publicada no site do Porto Iracema das Artes. A proposta é que, ao final do evento, um livro seja organizado englobando os assuntos discutidos ao longo destes cinco meses. O primeiro texto, do pesquisador Gilmar de Carvalho, já pode ser conferido.

Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Inez Martins Gonçalves, Anna Maria Kieffer e Marcio Landi. O evento conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.

Detalhes

O início oficial do simpósio acontecerá no dia 10 de agosto, com a mesa-redonda “Modinha e as canções de Nepomuceno”. O debate contará com a presença da cantora Anna Maria Kieffer e do professor Edilson Vicente de Lima, sob mediação de Márcio Landi, professor e regente, coordenador do IRIM. 

Legenda: Marcio Landi é um dos integrantes da comissão organizadora do evento
Foto: Divulgação

Na sequência, a cantora Mona Gadelha, a convite da comissão de celebrações Nepomuceno, apresentará uma releitura de modinha do compositor em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor”, gravada por Nara Leão, em 1968.

Por sua vez, no dia 14 de setembro, a musicóloga Monica Vermes e o músico Marcelo Jaffé são os convidados da mesa “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno”, mediada pela professora e pesquisadora Rosana Lancelotti. O evento também contará com apresentação do instituto Musica Brasilis.

O terceiro encontro será realizado no dia 19 de outubro, com a presença do pesquisador Avelino Romero Pereira e do escritor João Silvério Trevisan, que vão debater o tema “Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção”. A mediação ficará por conta da regente e pesquisadora Inez Martins. Uma apresentação em vídeo do “Hino do Ceará” também será transmitida.

O penúltimo dia de programação acontecerá em 16 de novembro, com o debate “A modernidade em Nepomuceno”. Para o evento, foram convidados o pesquisador e professor Luiz Guilherme Goldberg e o maestro Julio Medaglia, sob mediação de Anna Maria Kieffer. Um vídeo da “Marcha” da Ópera Abul também será apresentado.

Legenda: O escritor João Silvério Trevisan também é presença confirmada no evento
Foto: Divulgação

O encerramento se dará no dia 14 de dezembro, com a presença do poeta e repentista Geraldo Amâncio, poeta e cordelista Geraldo de Almeida Nobre e da professora Elba Braga Ramalho na mesa-redonda “Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a cantoria nordestina”. A mediação será realizada pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho. Ao final, acontecerá apresentação do vídeo “A jangada”.

Confira a programação completa:

III SIRIM – SIMPÓSIO DE REGÊNCIA E INTERPRETAÇÃO MUSICAL “ALBERTO NEPOMUCENO EM FOCO”

10 de Agosto – Segunda-feira – 20h
Modinha e as canções de Nepomuceno
Com Anna Maria Kieffer e Edilson Vicente de Lima
Mediação: Márcio Landi
Apresentação da modinha composta por Alberto Nepomuceno em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor”, por Mona Gadelha.
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

14 de Setembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno e Canções
Com Monica Vermes e Marcelo Jaffé
Mediação: Rosana Lancelotti
Apresentação do instituto Musica Brasilis
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

19 de outubro – Segunda-feira – 20h
Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção
Com Avelino Romero Pereira e João Silvério Trevisan
Mediação: Inez Martins
Apresentação do vídeo “Hino do Ceará”
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

16 de novembro – Segunda-feira – 20h
A modernidade em Nepomuceno
Com Luiz Guilherme Goldberg e Julio Medaglia
Mediação: Anna Maria Kieffer
Apresentação do vídeo “Marcha” da Ópera Abul
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

14 de dezembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a Cantoria Nordestina
Com Geraldo Amâncio, Guilherme de Almeida Nobre e Elba Braga Ramalho
Mediação: Gilmar de Carvalho
Apresentação do vídeo “A jangada”
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes