Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe inscreve filmes até 31 de janeiro

Mostras "Competitiva" e "Não-Competitiva" de curtas-metragens são umas das atrações do evento que acontece de 15 a 20 de março, no formato online e gratuito

Edição 2019 contou com realização no Cine Jaguar, localizado em Russas
Legenda: Edição 2019 contou com realização no Cine Jaguar, localizado em Russas
Foto: Joyce S. Vidal

A quarta edição do CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe está com inscrições abertas para as Mostras "Competitiva" e "Não-Competitiva" de curtas-metragens. Os concorrentes ao Troféu Araibu 2021 tem até o dia 31 de janeiro e devem acessar o formulário de inscrição e regulamento por meio desse link.

Podem participar obras finalizadas a partir de 1 de janeiro de 2019, médias e curta-metragens produzidos ou coproduzidos no Brasil. O festival acontece entre os dias 15 a 20 de março. O formato será online e gratuito.

Em 2021, o evento homenageia Veronica Guedes. A iniciativa reconhece os anos de trabalho da realizadora à frente do For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero

Atrações

A programação inclui a exibição de filmes, debates, webinários e apresentações especiais. Todas as produções serão exibidas gratuitamente, via plataforma online ao longo dos cinco dias de festival. A curadoria é assinada por Pedro Azevedo, programador do Cinema do Dragão. 

O público terá acesso às seguintes mostras: "Competitiva Nacional", "Mostra Criança", "Mostra Negra", "Mostra Melhor Idade", "Mostra Universitária", "Mostra Cearense e Mostra Diversidade (LGBT+)". O objetivo é destacar um panorama plural e com foco na diversidade de temas e narrativas.

Entre as novidades dessa quarta edição figuram os recursos de acessibilidade disponíveis, como legendas descritivas, audiodescrição ou libras.

Iniciativa cultural

O CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe é uma iniciativa idealizada pelo cineasta Allan Deberton ("Pacarrete"). 

"Multiplicar olhares e expandir a cultura através das mais diferentes formas de se fazer cinema, no formato de curta-metragem. O festival apresenta o melhor da produção brasileira, revelando novos talentos, possibilitando diálogos culturais e a formação de novos públicos", descreve o material de divulgação da iniciativa cinematográfica.

Trofeú Araibu

O Troféu Araibu, entregue aos melhores filmes escolhidos pelo Júri Oficial foi criado e produzido pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas.

É feito da carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. O nome do troféu homenageia o importante riacho Araibu, patrimônio histórico do município.

Serviço:

Inscrições para o CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe. Até 31 de janeiro nesse link e regulamento.
Página oficial de Instagram.  

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?