Submarino usado para envio de cocaína à Europa é apreendido na Ilha de Marajó, no Pará

Operação foi conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Polícia Federal

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Imagem de satélite de semi submarino que foi encontrado e apreendido pela FAB
Legenda: Os agentes localizaram estruturas navais camufladas entre galpões ribeirinhos
Foto: Divulgação/FAB

Um "minissubmarino" utilizado pelo narcotráfico foi apreendido pela Força Aérea Brasileira (FAB) após operação inédita realizada na região da Ilha de Marajó, no Pará, no último sábado (31). A embarcação semi-submersível realizaria o transporte de cocaína do Brasil para países da Europa. 

Em parceria com a Polícia Federal, a ação utilizou tecnologias de inteligência artificial, assim como imagens de satélite de alta resolução e aeronaves da FAB equipadas com sensores que mapeiam movimentações atípicas nos rios da Amazônia. 

Com as aeronaves R-99, da FAB, os agentes localizaram estruturas navais camufladas entre galpões ribeirinhos. Eles também perceberam padrões incomuns nas rotas estratégias nos rios da região. 

Veja também

A FAB detalhou que o isolamento da Ilha de Marajó amplia as vulnerabilidades da região, exigindo maiores atividades de fiscalização no local. 

"A interceptação de uma embarcação semelhante nas águas de Portugal, em março de 2025, reforçou o trabalho de inteligência das autoridades brasileiras. Depois desse episódio, imagens orbitais e dados eletrônicos captados por aeronaves passaram a ser analisados de forma integrada pelas equipes da FAB e da PF".
Força Aérea Brasileira
Nota oficial

Foi por meio do cruzamento de informações, que descobriram o uso de rotas fluviais clandestinas para tráfico internacional. 

Assuntos Relacionados