O que pode comer na Quaresma? Saiba o significado de jejum do período que começa nesta Quarta de Cinzas

Segundo a Igreja Católica, prática do jejum, comum durante o período, é uma forma de renúncia e disciplina, reforçando a conexão com a fé

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Cruz de metal em destaque com céu azul ao fundo e igreja ao fundo, representando um ponto turístico religioso.
Legenda: O período quaresmal é tradicionalmente visto como um período de preparação espiritual, incentivando os cristãos a se dedicarem à oração, à caridade e à penitência.
Foto: Shutterstock

Além de marcar popularmente o fim das festas carnavalescas no Brasil, a Quarta-Feira de Cinzas, para a Igreja Católica, significa o início da Quaresma, nome dado ao período de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa e que envolve práticas de penitência para os cristãos. A Quaresma tem fim no chamado "Domingo de Ramos", que, em 2025, acontece no dia 13 de abril.

A Quaresma é feita por católicos, além de devotos da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos. Algumas religiões de matriz africana também adotam práticas semelhantes nesse período.

O período quaresmal é tradicionalmente visto como um período de preparação espiritual, incentivando os cristãos a se dedicarem à oração, à caridade e à penitência. Segundo a Igreja Católica, a prática do jejum, comum durante estes dias, é uma forma de renúncia e disciplina, reforçando a conexão com a fé e a reflexão sobre a Páscoa, que simboliza a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Veja também

Pode comer carne na Quarta-Feira de Cinzas?

Nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a Igreja Católica recomenda que os fiéis pratiquem tanto o jejum quanto a abstinência de carne. O jejum consiste em realizar apenas uma refeição completa ao dia, podendo complementar com pequenos lanches. Já a abstinência se refere à exclusão da carne do cardápio.

A recomendação da prática da exclusão da carne é feita com base na lei canônica 1251, do Código de Direito Canônico, que diz:

"Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

O que pode e o que não pode comer na Quaresma?

A Igreja Católica incentiva os fiéis a praticarem o jejum e a abstinência de carnes vermelhas, como bovina, suína e ovina, além de carnes de aves e processadas, como bacon, presunto, linguiça e salsicha. 

No entanto, são permitidos peixes e frutos-do-mar, como salmão, tilápia, bacalhau, camarão e siri, além de ovos, legumes, verduras, grãos, cereais, massas, pães, frutas, castanhas e derivados do leite, como queijo e iogurte. 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados