Avião aborta decolagem enquanto iniciava subida, no Aeroporto de Guarulhos

Trem de pouso dianteiro já estava no ar quando o piloto decidiu recuar da decolagem.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Avião da LATAM acelera na pista durante decolagem no Aeroporto de Guarulhos, com trem de pouso ainda tocando o solo e área urbana ao fundo.
Legenda: Aeronave da Latam durante um procedimento na pista.
Foto: Renato Bezerra.

Uma aeronave da Latam abortou o processo de decolagem já durante a subida na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O caso ocorreu na noite de domingo (15). O procedimento, considerado normal dentro da segurança aeronáutica, ocorreu com um Boeing 777-32W que seguia para Lisboa, em Portugal.

Inicialmente, o avião, que tem capacidade para 410 passageiros, deveria ter decolado às 17h40, contudo, a partida foi adiada por conta do tráfego de drones no entorno do aeroporto. 

Ao longo da tarde, a pista foi fechada duas vezes devido à circulação de pelo menos oito desses equipamentos, conforme mostrou o Diário do Nordeste. Voos nacionais e internacionais atrasaram e alguns chegaram a ser cancelados.

O caso é investigado pela Polícia, que precisou usar bloqueadores de sinais de drones para garantir a segurança dos voos.

Decolagem abortada

Somente por volta de 19h a aeronave da Latam retomou o procedimento de decolagem. Conforme informações colhidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, o trem de pouso dianteiro já estava no ar quando os pilotos decidiram interromper a subida.

Ao jornal, a Latam não informou o que provocou a decisão de interromper o voo. No entanto, a empresa aérea reforçou que todos os procedimentos foram seguidos, os passageiros foram mantidos em segurança. Eles desembarcaram da aeronave e foram colocados em outros voos ou alojados em hotéis.

Assuntos Relacionados