A Aeronáutica investiga o acidente envolvendo avião da Latam que derrapou na pista, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (12). Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) buscam descobrir as causas para prevenir situações parecidas. Entretanto, até o momento, o motivo do acidente ainda não foi identificado.
As informações são do g1. Na aeronave havia 172 passageiros e ninguém ficou ferido. A pista de pouso também ficou danificada. Investigadores do Cenipa utilizam técnicas específicas para a coleta e confirmação de dados do acidente.
"A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", disse a Aeronáutica, em nota.
Aeroporto fechado
Uma equipe especializada da Latam viajou de São Paulo para Florianópolis para fazer a retirada do avião comercial. "A aeronave que traz o Recovery Kit, equipamento para remoção do avião da Latam, pousou em Florianópolis, às 19h15", informou a Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto.
Até as 21h desta quarta-feira, conforme o painel da administradora, 80 voos foram cancelados.
O aeroporto segue fechado para pousos e decolagens. "A concessionária pede que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a companhia aérea, preferencialmente pelos canais digitais, para remarcações e informações sobre o voo", informou o comunicado.
O que pode ter ocasionado o acidente
As causas do acidente ainda não foram identificadas. Conforme especialistas ouvidos pelo g1, a derrapagem pode ter sido ocasionada devido à chuva intensa que atingia Santa Catarina ou a um possível estouro de pneu da aeronave.
Para o pesquisador e aviação Silvio Adriani Cardoso, a acoplagem pode ser uma das razões do ocorrido. "Assistindo ao vídeo, é possível perceber que existe [também] a possibilidade do estouro de um dos pneus do trem de pouso", disse.
Já o piloto Hilton Rayol acredita ser premeditado identificar o que ocasionou o incidente. "Precisa verificar se essa pista, quando molhada, se encontrava em condição de pista escorregadia. O piloto tem que tomar muito cuidado durante a aproximação e após o toque da aeronave quando a pista está nesta condição", explicou.
Entenda o caso
Um avião da Latam escorregou na pista no aeroporto de Florianópolis durante o pouso. Chovia no momento do incidente, e a aeronave parou com o bico voltado para o canteiro.
Um vídeo registrado por câmeras de segurança do aeroporto mostra o momento em que o avião escorrega e só para após virar de lado.
O voo LA 3300 saiu de Guarulhos às 8h23 e chegou à capital catarinense às 9h20. Em nota, o Grupo Latam informou que a aeronave, modelo Airbus A321, extrapolou os limites de pista durante a aterrissagem.
Os 172 passageiros e os sete tripulantes do voo foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica.