Ciclone extratropical: acompanhe ao vivo a rota do fenômeno que atinge sul do país
Estados podem ser atingidos por ventos de 110 km/h e chuvas intensas
Um ciclone extratropical atinge a Região Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (12). A previsão é de que os ventos superem os 110 km/h.
O ciclone deve se formar no Rio Grande do Sul e se deslocar em direção ao litoral. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para a população do RS, do Paraná e de Santa Catarina.
O Inmet prevê chuvas intensas com acumulados diários de até 100 milímetros em algumas regiões. Também há previsão de granizo.
Efeitos do ciclone devem ser sentidos até sexta-feira (14). A Marinha emitiu alerta para ressaca do mar com possibilidade de ondas de até 4,5 metros de altura entre os litorais de Santa Catarina e São Paulo.
Veja a rota do ciclone ao vivo
Chuvas intensas
O ciclone extratropical foi formado em decorrência de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.
O fenômeno estará associado a uma frente fria que deverá avançar pelo país, causando baixas temperaturas, não apenas no Sul, mas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica.
Veja também
Durante a vigência dos alertas, a recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa e evitem a exposição a situações de risco. Para receber alertas relacionados à sua região, envie um SMS com o número de seu CEP para o telefone 40199.