Governo Federal nega ajuda humanitária da Argentina às vítimas das chuvas na Bahia

O país pretendia enviar imediatamente ao estado nordestino uma missão com profissionais especializados

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Imagem aérea de casa s inundadas na Bahia após fortes chuvas
Legenda: O Ceará e mais 15 estados, além do Distrito Federal, anunciaram envio de ajuda para as cidades afetadas
Foto: AFP

O Governo Federal, através do Ministério das Relações Exteriores, não autorizou que a Argentina enviasse ajuda humanitária para auxiliar as mais de 629 mil vítimas das enchentes que atingiram a Bahia. Segundo o  Governo do Estado, a União comunicou sobre a negativa nessa quarta-feira (29). 

O país vizinho pretendia enviar imediatamente ao estado nordestino uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres.

Veja também

Conforme o governo baiano, o Brasil agradeceu a proposta do país vizinho e informou que a situação na Bahia “está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”. 

O Ministério das Relações Exteriores ainda afirmou que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

O presidente Jair Bolsonaro informou, nesta quinta-feira (30), através das redes sociais, que a Argentina "ofereceu a assistência de 10 homens". Ele afirmou que as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando assistência à população afetada.

"Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das  condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito." 
Jair Bolsonaro
presidente da República

Antes da negativa, o governador Rui Costa (PT) chegou a agradecer a oferta de ajuda humanitária nas redes sociais e solicitou celeridade ao Governo Federal para autorizar a missão internacional. 

Governador da Bahia, Rui Costa, agradece oferta de ajuda argentina em uma tweet
Foto: reprodução

O Ceará e mais 15 estados, além do Distrito Federal, anunciaram envio de ajuda para as cidades afetadas. 

Inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e caos foram registrados nos últimos dias na federação, principalmente na região Sul. As fortes chuvas causaram a morte de 24 pessoas, além de deixar centenas de feridos e milhares de desabrigados, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec). 

Confira, abaixo, vídeos que mostram estragos causados pelas fortes chuvas na Bahia:

Assuntos Relacionados