Semente de abóbora: veja benefícios e formas de preparar
Seja na versão torrada ou em óleo, os grãos da hortaliça podem atuar na prevenção e no tratamento de doenças
A polpa da abóbora é um alimento versátil e nutritivo que pode ser usado na preparação de diversas receitas, como bolos, sopas e risotos. No entanto, os benefícios do consumo do legume vão além da “carne”, se estendendo inclusive para as sementes da abóbora.
Apesar de algumas crenças associarem o consumo de caroços como algo negativo, na verdade, a ingestão dos grãos pode trazer diversos efeitos positivos para a saúde do indivíduo. Seja na versão torrada ou em óleo, as sementes da hortaliça podem atuar na prevenção e no tratamento de doenças.
Veja também
O que é
A semente de abóbora é um produto secundário da hortaliça da família das Cucurbitáceas — mesma categoria das morangas e das abobrinhas. O subproduto, muitas vezes descartado pelos consumidores, tem ganhando cada vez mais destaque devido ao teor de nutrientes e propriedades funcionais, como explica a nutricionista Jamile Tahim*.
Existem diversos tipos desse legume, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa). O jerimum de leite, a abóbora caravela, a abobrinha italiana e a moranga coroa são alguns deles. Mas, como esclarece a especialista, não há diferenças nutricionais significativas entre as espécies e as sementes. Ou seja, o grão de um jerimum caboclo possui quase as mesmas propriedades que o de uma abóbora canhão.
Quais os benefícios da semente de abóbora?
Ela é rica em vitamina A, em vitaminas do complexo B, em cálcio, em ferro, em potássio, em fósforo, em silício, em magnésio e em sódio, além de ser um alimento de baixo valor calórico e de fácil digestão, segundo detalha a profissional.
O consumo regular do grão do legume consegue proporcionar diversos benefícios à saúde, prevenindo ou tratando doenças, e favorece o funcionamento do organismo devido ao teor de compostos bioativos, como ácido graxos insaturados, ômega, tocoferol, carotenoides, flavonoides, fitoestrógenos e resveratróis.
Reduz próstata aumentada
O aumento da próstata é uma condição que acomete a maioria dos homens à medida que envelhece. Normalmente do tamanho de uma noz, o órgão pode crescer até atingir proporções semelhantes à de uma bola de tênis. A ampliação pode comprimir a uretra, provocando dificuldade ou impedimento da passagem da urina pelo canal.
A semente de abóbora possui substâncias capazes de melhorar a condição, segundo a nutricionista. Para ter acesso ao benefício, o indicado é consumir cápsulas de 200 mg a 300 mg do óleo duas vezes ao dia.
A profissional frisa que o paciente não deve interromper o tratamento tradicional, indicado pelo médico, e usar somente o produto natural. O ideal é combinar os dois métodos. Em caso de dúvida, é recomendado procurar um especialista.
Combate verme e parasitas
O subproduto da abóbora tem propriedades vermífugas e é usado pela medicina popular para combater parasitas intestinais. Conforme a especialista, esse efeito tem ligação com a substância curcubitina, presente no caroço do legume, e age contra esses microorganismos.
Para ter acesso ao benefício, o indivíduo deve consumir duas colheres do óleo da semente por dia.
Veja também
Como consumir
Óleo da semente de abóbora
A nutricionista indica que o óleo da semente de abóbora deve ser ingerido frio. O ideal é que ele seja adicionado a saladas e a sopas, após o preparo dos pratos. Também é possível ingeri-lo em formato de cápsulas, que podem ser encontradas a venda em lojas especializadas em comércio de produtos naturais.
Como torrar semente de abóbora
Jamile Tahim explica que há duas formas de desidratar as sementes da abóbora. A primeira é a mais natural. Nela, o indivíduo deve extrair os grãos do legume, lavá-los, colocá-los em um prato e levá-los para secar ao sol.
Já na segunda opção, é necessário contar com o auxílio do fogão ou do forno. As sementes também devem ser retiradas e lavadas, para, em seguida, serem dispostas em uma bandeja com papel vegetal e colocadas no forno, onde devem permanecer até dourarem. Ainda é possível usar uma frigideira no lugar da bandeja e secar os grãos na chama. A nutricionista frisa que é importante não permitir que os caroços queimem.
Chá de abóbora
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de farinha de semente de abóbora (resultado da trituração dos grãos torrados no forno)
- 500 ml de água
Modo de preparo:
Coloque o líquido para ferver. Após aquecido, desligue o fogo e adicione o pó à água quente e abafe a mistura. Deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, sirva.
Veja também
Pode ser consumida crua?
A semente de abóbora possui algumas propriedades que interferem na digestibilidade e absorção de alguns nutrientes. Devido a essa característica, a profissional aconselha o consumo dela torrada, pois os tratamentos térmicos diminuem o teor de cianetos presentes nela, dentre outros.
Efeitos colaterais da semente de abóbora
Não há evidências de malefícios ou contraindicações relacionados ao consumo do produto. Porém, como alerta a especialista, além de compostos bioativos que são benéficos para a saúde, as sementes também possuem substâncias antinutricionais, que pode interferir na digestibilidade e absorção de nutriente, podendo ser tóxica dependendo da quantidade consumida.
Como plantar semente de abóbora
A Emprapa indica que o local ideal para a implantação de abóbora deve ser de fácil acesso e bem ensolarado. A plantação pode ser realizada tanto através das mudas, quanto por meio das sementes.
Para realizar o plantio a partir do caroço o indivíduo deve colocar de duas a três sementes diretamente na cova, cobrindo-as com 2 cm de solo, conforme indica a empresa.
*Jamile Tahim é nutricionista, graduada em Nutrição pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Nutrição em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Nutrição Clínica e Fitoterapia Aplicada, além de especialista em Nutrição em Nefrologia.