Entenda o que é atonia uterina, complicação que deixou Viih Tube internada três dias após parto

Caso da influenciadora pode representar um quarto das mortes maternas no mundo

Escrito por Paulo Roberto Maciel* , paulo.maciel@svm.com.br
Influenciadora já recebeu alta médica e está em casa com a família
Legenda: Influenciadora ficou três dias no hospital após o parto
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A influenciadora Viih Tube explicou, nessa quinta-feira (21), o que a levou para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) três dias após dar à luz o segundo filho, Ravi. Por meio das redes sociais, ela revelou que sofreu uma crise chamada atonia uterina, uma das principais causas da hemorragia pós-parto, e que precisou passar por uma cesárea de emergência.

"Acabei perdendo muito sangue e depois de três dias parei na UTI. Fiz transfusão de sangue, fiquei bem mal, mas muito melhor do que imaginavam", disse.

De acordo com estudo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), a hemorragia pós-parto pode ser definida como a perda sanguínea acima de 500 ml após o parto vaginal ou acima de 1.000 ml após a cesariana. Ela pode ser classificada como primária, quando o sangramento ocorre 24h após o parto, ou secundária, quando ocorre entre 1 dia e seis semanas.

Veja também

No caso da Viih Tube, a perda de sangue foi causada pela não contração do útero após o parto, o que dificulta o fechamento dos vasos sanguíneos que se abrem para que a placenta se desprenda da parede uterina. Assim, o sangue flui livremente, podendo causar tonturas, fraqueza e palpitações na mãe.

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) expõe que a hemorragia pós-parto representa um quarto das mortes maternas no mundo. O estudo também informa que a condição pode ser causada por alguns fatores:

  • trabalhos de parto muito longos ou rápidos;
  • gravidez múltipla;
  • idade materna de 35 anos ou mais;
  • gravidezes com fetos macrossómicos (peso fetal elevado);
  • presença de miomas uterinos na gestação.

Tratamento

Pelas redes sociais, Viih Tube explicou que precisou fazer uma transfusão de sangue quando esteve na UTI. O procedimento garante a reposição do fluxo sanguíneo após um longo período de perda de sangue.

A pesquisa da SES aponta que, para casos de atonia uterina, a massagem uterina bimanual e a administração de prostaglandinas e oxitocina são métodos saudáveis para o tratamento da condição. Os medicamentos, no entanto, são indicados apenas se a mãe não sentir uma boa resposta após a prática manual.

Após a internação, Viih Tube tranquilizou os seguidores e afirmou que já está bem e em casa, com Ravi e a filha Lua. "Muitas coisas aconteceram, mas queria agradecer cada oração, cada mensagem positiva", escreveu no último sábado (16).

*Sob a supervisão da jornalista Mariana Lazari.

Assuntos Relacionados