Vitamina B6 pode reduzir ansiedade e depressão, aponta estudo

Mais de 300 pessoas participaram da pesquisa da Universidade de Reading

Legenda: Vitamina B6 foi alvo de estudo britânico
Foto: reprodução

Doses elevadas de vitamina B6 podem ajudar na redução de ansiedade e depressão, segundo aponta estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra. Mais de 300 pessoas participaram da pesquisa, consumindo doses 50 vezes maiores do que a recomendada por dia durante um mês.

Os dados apontam que, neste período, os participantes se sentiram menos ansiosos e deprimidos. Um dos autores, David Field explicou ao jornal 'The Independent' que suplementos podem ser necessários para esse feito positivo.

Cuidados com a dosagem

Ainda assim, ele mesmo ressaltou na entrevista, a superdosagem não é recomendada até o momento, muito menos o consumo sem supervisão médica. O estudo foi publicado na revista Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental.

"A vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro, e nosso estudo relaciona esse efeito calmante com a redução da ansiedade entre os participantes", disse o pesquisador, que alertou sobre o estágio inicial da pesquisa. 

Onde encontrar vitamina B6

A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos como lentilha, banana, espinafre, salmão e amendoim. Ela é conhecida por ajudar o corpo a transformar proteínas e carboidratos em energia, além de ter papel importante no sistema nervoso.

Outra vantagem dessa vitamina é que ela aumenta a produção de ácido gama-aminobutírico, uma substância capaz de bloquear os impulsos entre as células nervosas do cérebro.


Assuntos Relacionados